Novo saque do FGTS abre consulta ao valor do fundo; veja como fazer!

Depois de muita espera, a Caixa Econômica divulgou o calendário do novo saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A liberação emergencial será de até R$1.045 por trabalhador. Também foi disponibilizadas algumas formas de consulta.

Novo saque do FGTS abre consulta ao valor do fundo; veja como fazer!
Novo saque do FGTS abre consulta ao valor do fundo; veja como fazer! (Imagem FDR)

Para consultar qual será o valor do seu saque emergencial, e a data que ele será creditado, basta entrar no site do FGTS ou ligar para o número 111. O aplicativo FGTS e o Internet Banking da Caixa também estão preparados para as consultas.

Quando o trabalhador faz a consulta pelo aplicativo ou site, ele pode optar por não fazer o saque emergencial ou também devolver o valor para a conta do FGTS caso o crédito já tenha sido efetuado.

Os trabalhadores que preferirem não receber o saque emergencial precisam informar a Caixa com no mínimo dez dias de antecedência da data prevista para o crédito.

O FGTS começa as liberações emergenciais no dia 29 de junho e o valores serão creditados por meio de Conta Poupança Social Digital, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. Já o saque em dinheiro ou transferências, começam no dia 25 de julho para os trabalhadores que nasceram em Janeiro.

O dinheiro pode ser sacado até 30 de novembro. Se o trabalhador não realizar a retirada do seu dinheiro até este dia, o valor retorna para as contas do FGTS automaticamente.

O novo saque do FGTS emergencial foi uma medida tomada em meio a pandemia do coronavírus que atingiu a renda dos trabalhadores e a economia no geral.

Segundo o governo federal, todos os 60,8 milhões de trabalhadores que tem contas no FGTS poderão ser beneficiados com o recebimento. De acordo com a Caixa, devem ser liberados R$ 37,8 bilhões. Cerca de 30,7 milhões de trabalhadores poderão sacar todo seu recurso no FGTS (50,5% do total).

Calendário do novo saque do FGTS

O calendário divulgado pela Caixa mostra que o crédito com o valores do FGTS começam em 29 de junho e segue os meses de nascimento dos trabalhadores. Os saques em espécie serão liberados a partir de 25 de julho. Confira:

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 5 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 3 de agosto 3 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 8 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.