IPVA 2020: Governo de Rondônia adia pagamento para agosto; confira!

Motoristas de Rondônia ganham novos prazos para pagarem o IPVA 2020. Nessa semana, o governo estadual publicou um decreto informando que as datas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) foram alteradas. De acordo com o texto, já exposto no Diário Oficial, os cidadãos terão até o final de agosto para fazer a quitação. No entanto, é preciso ficar atento, pois apenas alguns grupos serão contemplados.  

IPVA 2020: Governo de Rondônia adia pagamento para agosto; confira! (Imagem: Reprodução - Google)
IPVA 2020: Governo de Rondônia adia pagamento para agosto; confira! (Imagem: Reprodução – Google)

Todos os proprietários de veículos, como motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta (com potência de até 300 cilindradas) e automóvel de passeio (com potência de até 1.000 cilindradas), com placas finais em 6 e 7 terão novas datas.  

Para o primeiro grupo (6), o pagamento final ficou para o último dia útil do mês de julho. Já para o segundo (7), a prestação de contas ocorrerá no último dia útil de agosto.  

O governo informou ainda que os novos prazos não irão suspender o valor que deverá ser pago, apenas retardar as parcelas. “As prorrogações não implicam direito à restituição de quantias pagas, eventualmente, antes dos novos vencimentos”, informou o decreto.  

Demais alterações 

Além de mudar as datas do IPVA 2020, o governo alterou também os prazos para o pagamento de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). Para saber os novos vencimentos, basta clicar aqui. 

Licenciamento anual 

Por fim, o calendário do licenciamento anual também foi alterado. Dessa vez, serão contemplados os veículos com as placas finais em 1, 2, 3, 4 e 5, tendo até o dia 30 de junho para concluir a prestação de contas.  

Geração de boletos do IPVA 2020

Para poder emitir os boletos do IPVA, basta acessar o site da Secretaria Estadual de Finanças (Sefin), órgão responsável pelo recolhimento do imposto. Ao se conectar no portal, é só inserir o número do renavam e automaticamente terá acesso a todos os carnês em aberto.  

Já o pagamento pode ser realizado em qualquer agência bancária ou então por meio dos aplicativos das instituições financeiras. É importante lembrar de guardar a comprovação em caso de erros ou cobranças repetidas. 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile