Criação do Renda Brasil pode desativar pagamento do abono salarial? Veja aqui!

O governo federal estuda a criação de um novo programa de repasse social, o Renda Brasil. Com ele, a expectativa é concentrar os benefícios que já são destinados ao brasileiros de forma individual, juntando-os com outros programas a fim de melhorar as entregas.

Criação do Renda Brasil pode desativar pagamento do abono salarial? Veja aqui! (Reprodução/Internet)
Criação do Renda Brasil pode desativar pagamento do abono salarial? Veja aqui! (Reprodução/Internet)

Vale destacar que o programa foi anunciado pelo ministro da economia Paulo Guedes nos últimos dias e ainda está em desenvolvimento. Com a sua implementação, governo espera também unir o Bolsa Família a este novo projeto.

O texto do Renda Brasil detalha que é possível incluir novas pessoas nesse sistema. Ou seja, não ser apenas destinado aos já beneficiários do Bolsa Família. Segundo governo, os brasileiros que estão recebendo o auxílio emergencial também devem ser inclusos.

Seguindo o que os interlocutores do governo falam, a ideia do Renda Brasil é fazer um uso melhor dos recursos que são usados nos programas de transferência de renda no país. Com isto, há a possibilidade de também rever os benefício atuais para abrir espaço para outros.

Um dos exemplos levantados é da revisão do repasse do abono salarial, no qual é pago a quem ganha até dois salários mínimos. Os detalhes ainda estão sendo formulados porém há expectativa de rever, além desse, outros dois: a farmácia popular e Seguro-defeso.

Voltando ao abono salarial, o governo ainda pontua que não há mais condição em pagar, uma vez que, quando ele foi criado, era voltado para pessoas mais pobres, porém atualmente ele acaba abrangendo famílias que segundo os critérios atuais não se enquadram em baixa renda.

É importante destacar que desde o início do governo Bolsonaro, o ministro da economia, Paulo Guedes, está com os olhos na reformulação do abono. Para ele, programa atualmente é considerado ineficiente.

Isto porque, o benefício, de um salário mínimo (R$ 1.045), é destinado para quem ganha até dois pisos (R$ 2.090). Porém abre discussão para uma problemática, pois o valor acaba sendo destinado também por jovens de classe média em início de carreira.

As novidades finais e certas sobre o Renda Brasil ainda não foram divulgadas. Por hora, assunto está sendo discutido pelo governo junto com sua equipe técnica. Também não há expectativas de cronograma para o lançamento do programa.