FGTS emergencial: TUDO o que você precisa saber sobre o saque

A partir desse mês, vem uma nova oportunidade de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por isso, a Caixa Econômica Federal divulgará em breve o calendário, e as demais regras de recebimento do FGTS emergencial.

FGTS emergencial: TUDO o que você precisa saber sobre o saque
FGTS emergencial: TUDO o que você precisa saber sobre o saque (Montagem: FDR)

O novo saque terá o limite de um salário mínimo (R$ 1.045) por trabalhador, e poderá ser feito através de contas ativas ou inativas. O calendário será feito da mesma forma que os anteriores: pela data de nascimento do trabalhador.

Os saques irão acontecer a partir do dia 15 de junho e seguem até 31 de dezembro de 2020. A ordem veio por meio de uma medida provisória, mas a mesma ainda não tem a informação sobre as datas exatas do recebimento.

Todos os trabalhadores com contas ativas ou inativas poderão efetuar o saque, desde que respeitem o limite de um salário mínimo.

A liberação do novo saque do FGTS se deu por conta da pandemia de coronavírus, por isso faz parte de uma série de medidas que visa minimizar os efeitos financeiros às famílias de baixa renda.

Saque do FGTS emergencial

Caso o trabalhador possua mais de uma conta, a ordem de saque ocorrerá primeiramente nas contas inativas e começará por aquela com o menor saldo.

Se o valor não atingir os R$ 1.045, o saldo será retirado das demais contas. Em resumo, mesmo com valor acima do limite, o trabalhador não poderá ultrapassar um salário mínimo.

Aqueles que possuem conta poupança na Caixa, poderão receber o valor de forma automática. Caso esse indivíduo não queira o saque do valor, terá até o dia 30 de agosto para solicitar o retorno do crédito ao FGTS.

Ainda existe a opção de efetuar uma transferência para conta corrente de outro banco, desde que seja de mesma titularidade.

Não existe nenhuma obrigatoriedade em efetuar os saques e caso o trabalhador não o faça, o saldo continuará em sua conta de FGTS.

De acordo com o governo, cerca de 60 milhões de trabalhadores podem efetuar esse saque e aproximadamente 30 milhões poderão sacar todo seu recurso.

Para ter acesso ao saldo disponível na conta, basta acessar o site http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/extrato-fgts, ou através do aplicativo FGTS.

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!