Governo federal incluí 150 serviços públicos para solicitação online

Pandemia reformula serviços do governo federal. Com a chegada do novo coronavírus em todo o território nacional, o poder público precisou readaptar o funcionamento de diversas atividades. Para conter o número de infectados pela doença, órgãos como o INSS, Detran, Anvisa, entre outros, tiveram que fechar as portas de suas unidades físicas e migrar para as páginas da internet. Desse modo, de acordo com dados da Agência Brasil, atualmente mais de 156 atividades da administração pública passaram a ser digitais.  

Governo federal inclui 150 serviços públicos para solicitação online (Imagem: Reprodução - Google)
Governo federal inclui 150 serviços públicos para solicitação online (Imagem: Reprodução – Google)

Segundo o balanço realizado na última semana, as primeiras migrações começaram ainda no mês de março, quando foram detectados os primeiros casos de covid-19.

Nesse mês, 58 serviços passaram a funcionar apelas pela internet, entre eles o INSS. Na sequência, em abril, 45 novas atividades aderiram a proposta, como o Detran que vem realizando aulas online. Por fim, em maio, mais 53 setores tornaram-se digitais, fazendo com que os cidadãos permaneçam em casa.  

De modo geral, a Agência Brasil afirmou que atualmente o país conta com 729 serviços públicos digitalizados. Esse processo foi iniciado desde janeiro de 2019 e se intensificou com o novo coronavírus 

Segundo a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, instituição responsável pela coordenação desse processo, a digitalização resultará em uma redução de R$ 2,2 bilhões por ano, tendo em vista que o número de servidores públicos será reduzido graças a substituição dos aparelhos eletrônicos.   

Mesmo ciente da diminuição de contratos dentro do poder público, o governo afirma ainda que, segundo a Estratégia de Governo Digital, em um documento publicado em abril, há um objetivo de que 100% dos serviços passem a ser digitais pelo menos até o fim de 2022.  

Desse modo, a gestão pública espera economizar aproximadamente R$ 38 bilhões ao longo dos próximos cinco anos, de 2020 a 2025. 

Além da redução de pagamento dos funcionários, a secretaria da economia afirma também que haverá eliminação do papel, facilitação da burocracia, redução de erros e de fraudes e da menor necessidade de locação de estruturas, de manutenção de logística e de contratação de pessoal para atendimento presencial. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.