Atenção! São Paulo anuncia matrículas online para escolas da rede estadual de ensino

Pela primeira vez na história, escolas estaduais de São Paulo serão realizadas pela internet para evitar aglomerações. Saiba como realizar a matrícula escolar online São Paulo 2020!

matrícula escolar online São Paulo 2020
Atenção! São Paulo anuncia matrículas online para escolas da rede estadual de ensino (Imagem: Reprodução Google)

A pandemia gerada pelo novo coronavírus tem afetado o Brasil não só no âmbito da saúde, mas também implicado em crises econômica, sociais e na educação.

Se antes do COVID-19, o país já vinha enfrentando altos índices de desemprego e números insatisfatórios sobre o ensino no país, agora a maioria dos brasileiros estão sendo obrigados a mudar o estilo de vida e reduzir os padrões de consumo para se adequar a essa nova realidade.

De acordo com dados do governo do estado de São Paulo, o número de alunos transferidos da rede particular para a estadual teve aumento exponencial para esse período comparado ao ano de 2019.

Entre os meses de abril e maio deste ano a rede estadual de ensino recebeu transferência de 2.388 alunos vindos da rede particular de educação. 

Segundo as informações do governo, o número de transferências realizadas no mesmo período do ano passado foi de 219.

Como realizar a matrícula escolar online São Paulo 2020?

Para atender a alta demanda de transferências do ensino particular para o público, a Secretaria Estadual da Educação abriu, pela primeira vez na história, a possibilidade de os alunos efetuarem as  matrículas pela internet.

A solução encontrada pelo estado de São Paulo tem o objetivo de conter possíveis aglomerações e, consequentemente, diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.

Estudantes de outros estados e alunos da rede particular de ensino podem se inscrever através do site da Secretaria da Educação. Para isso deverão preencher um formulário e fazer o upload de documentos para checagem de dados.

As matrículas serão validadas pelas próprias escolas  e as transferências são referentes a esta ano letivo, de 2019, para início já no segundo semestre.

Ensino público e o COVID-19

As aulas presenciais nas redes estadual e municipal de ensino estão suspensas como medida de conter a contaminação pelo coronavírus.

Ainda de acordo com a  Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a SEDUC-SP,  não há uma data definida para o retorno das atividades.

Mas um plano de ação com diretrizes para reabertura gradual e regional será apresentado pelo governo nas próximas semanas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!