Após período paralisado por causa da pandemia, unidades do Detran RJ voltam a funcionar nesta segunda-feira (8). Os serviços serão retomados gradativamente e contarão com uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação por coronavírus. De acordo com o órgão, a decisão de reabrir os pontos físicos tem como finalidade adiantar as atividades que estavam travadas mediante a necessidade do isolamento social.
Para poder reabrir, o Detran RJ precisou passar por uma série de higienização e adaptação nos centros de atendimento. Os espaços foram todos desinfectados e também criaram barreiras de acrílico entre uma baia e outra para poder evitar a contaminação por gotículas.
Além disso, os funcionários passaram por treinamentos e terão acesso gratuito e máscaras, luvas e álcool em gel.
Esse processo de retomada vem sendo realizado em parceria com a prefeitura de Niterói e Corpo de Bombeiros, além de contar com a presença de agentes da vigilância sanitária e com representantes do serviço de proteção em Capo Frio e Região dos Lagos.
De acordo com a administração do Detran RJ, nesse momento a principal preocupação é que as unidades sejam reabertas oferecendo segurança tanto para a população, quanto para os servidores.
“Vamos reabrir as unidades e atender as demandas da população de forma gradual e responsável. Por isso, estamos reforçando ainda mais os cuidados para preservar nossos funcionários, colaboradores e a própria população”, explicou o presidente do Detran, Marcello Braga Maia.
Cada centro contará também com frascos de álcool em gel, em todos os ambientes compartilhados, de modo que ao entrar e sair das salas e corredores os cidadãos consigam se higienizar. Além disso, haverá uma limitação de pessoas diária, respeitando o distanciamento físico entre as mesmas.
Serviços ofertados inicialmente no Detran RJ
A primeira tarefa que passou a ser realizada já hoje é a entrega das carteiras de identidade que foram solicitadas antes da pandemia. O serviço tinha sido paralisado, tendo em vista que não era considerado de urgência, e por isso deverá ser retomado nos 28 postos do estado.
Além disso, quem solicitou a primeira e a segunda via do RG também terão acesso aos documentos. Eles serão entregues em três unidades, estas localizadas no Rio Poupa Tempo de Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti.
Por fim, serão concedidos também o licenciamento anual. Nesse caso, o número de atendimento será reduzido para cumprir as medidas de segurança sanitária. Ao todo, serão atendidas 100 pessoas por dia, na sede do departamento, na Avenida Presidente Vargas, 817.