Associação comercial da Bahia divulga plano de retomada das atividades; conheça!

A Associação Comercial da Bahia (ACB) montou uma proposta de retorno responsável da economia, nas quais serão levadas em consideração a taxa de ocupação do sistema de saúde e a velocidade de contágio pelo coronavírus.

Associação comercial da Bahia divulga plano de retomada das atividades; conheça!
Associação comercial da Bahia divulga plano de retomada das atividades; conheça! (Foto:Google)

Na última terça-feira (2), o plano foi apresentado ao prefeito da capital Salvador, ACM Neto. Já na quarta, a equipe de trabalho da associação se reuniu com o secretário municipal da Casa Civil, Luiz Carrera.

A ideia do plano é que se a velocidade de contágio, representada pela letra R, for menor ou igual a 1, há uma tendência é de que não haja aumento na ocupação do sistema de saúde. 

Em entrevista ao G1, Mário Dantas, presidente da Associação Comercial da Bahia explicou sobre isso.

“O R sendo igual a 1 significa que, durante o ciclo viral, que no caso da Covid-19 é de 14 dias, cada pessoa infectada contamina mais uma. Isso significa que você não tem um aumento da população infectada ativa. Você tem 1.000 pessoas infectadas e elas infectam outras 1.000. Cada um que vai infectando, uma vai se curando”, afirmou.

Imagem: Divulgação/G1

Sendo assim, foi criado um gráfico para enquadrar as cidades e determinar as áreas de risco. A criação foi feita utilizando a cores, veja:

  • Verde

Velocidade de contágio menor ou igual a 0,75, que significa 5,36% novos casos diários e 50% dos leitos ocupados.

  • Amarelo

Velocidade de contágio entre 0,75 e 1, que significa entre 5,67% e 7,14% de novos casos diários da população ativa, e entre 50% e 80% dos leitos ocupados.

  • Vermelho

Acima desses números em dois itens.

  • Preto

Acima desses números nos dois itens.

As faixas vermelha e preta representam risco iminente de colapso no sistema de saúde na Bahia, e a recomendação para a decretação de lockdown.

Segundo Dantas, a proposta macro de reabertura da economia dialoga com os protocolos específicos para as diferentes áreas de serviços elaboradas pela prefeitura de Salvador, e governo do estado.

Ele ainda afirma ainda que a compreensão e adoção de medidas de segurança por parte da população é a arma mais eficaz para conter o avanço do coronavírus.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!