Contato Receita Federal: veja em quais canais tirar suas dúvidas

Com o intuito de minimizar os prejuízos aos cidadãos, em decorrência da pandemia do coronavírus, a Receita Federal resolveu incrementar seu atendimento virtual. Essa medida é para evitar o deslocamento de cidadãos nas unidades de atendimento presencial.

Contato Receita Federal: Veja em quais canais tirar suas dúvidas
Contato Receita Federal: Veja em quais canais tirar suas dúvidas (Foto: Google)

Veja os canais de atendimento da Receita Federal

ChatRFB – para atendimento através do chat, o usuário precisa acessar o link http://receita.economia.gov.br/contato/chat. Os atendentes ficam disponíveis das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Serviços pelo chat: orientações CPF, orientações CNPJ, GPS – Emissão (DEBCAD), eSocial – Empregador Doméstico, orientações cadastro previdenciário, orientações obra de construção civil, PF – Débitos Previdenciários, PJ – Débitos Previdenciários, orientações DCTFWeb, cópia de declarações, orientações parcelamento, Parcelamento Fazendário – Regularização, Parcelamento Previdenciário – Regularização, Conversão de processos eletrônicos em digital, Discordância de compensação de ofício (PER/DCOMP), Orientações PER/DCOMP, Protocolo de Processos, Orientações Dívida Ativa da União, Simples Nacional e MEI – Regularização, PF – Débitos Fazendários, PJ – Débitos Fazendários, Débitos ITR – Regularização, entre outros.

Aplicativo – nas lojas Google Paly Store e Apple Store é possível baixar de forma gratuita o aplicativo da Receita Federal para Pessoa Física.

Serviços disponíveis pelo aplicativo: Consultar a situação do CPF nas bases cadastrais da RFB  — Consulta CPF, Consultar a 2º via do CPF — Comprovante de Inscrição, Obter informações sobre restituição da declaração do imposto de renda — Restituição IRPF, Simular o cálculo do imposto de renda  — Cálculo mensal e anual, Consultar o Perguntão IRPF — um guia com diversas questões respondidas sobre o IRPF, Testar conhecimentos sobre a legislação do IRPF — Quis, Verificar a situação de débitos relacionados com o IRPF e gerar o DARF para pagamento, Preencher e entregar a declaração IRPF original a partir do exercício 2014 — m-IRPF, entre outros.

É preciso lembrar que no site da Receita Federal é possível conseguir acessar alguns serviços e também tirar dúvidas.

Caso seja necessário e inevitável ter o atendimento presencial, o usuário pode entrar no site da RFB e acessar a opção ‘agendamento’. Nela é possível verificar a disponibilidade de uma agência perto de você. Vale ressaltar que só existem cinco serviços disponíveis de forma presencial:

  • cópia de documentos relativos à DIRPF e à DIRF;
  • parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis na internet;
  • regularização do CPF;
  • procuração RFB;
  • protocolo de processos relativos aos serviços de:a) análise e liberação de certidão;
    b) retificações de pagamentos; e
    c) CNPJ.

 

 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!