IRPF 2020: veja como fazer a declaração para não se prejudicar com a Receita Federal

Prazo para o envio do Imposto de Renda está se encerrando. Após prorrogar a entrega das declarações, a Receita Federal começa a dar início ao pagamento do primeiro lote das restituições do IRPF 2020 no dia 29 de maio. No entanto, de acordo com o órgão, há mais de 15 milhões de envios que ainda precisam ser feitos. Se você está em dúvidas sobre quais as documentações precisam ser fornecidas ou como gerar seus informes, no texto abaixo explicaremos os processos. Confira.  

IRPF 2020: veja como fazer a declaração para não se prejudicar com a Receita Federal (Imagem: Reprodução - Google)
IRPF 2020: veja como fazer a declaração para não se prejudicar com a Receita Federal (Imagem: Reprodução – Google)

A primeira coisa a se fazer é baixar o programa do IRPF 2020. A ferramenta é gratuita e deve ser instalada em algum computador ou notebook com os seguintes sistemas operacionais: Windows, Mac, Linux etc.

Para ter acesso a mesma, é preciso ir ao site da Receita e fazer o download. Depois basta seguir as etapas fornecidas pela própria plataforma para instalar de forma correta.  

Declarantes de primeira 

Para quem for prestar conta a Receita Federal pela primeira vez, será preciso fornecer os números do CPF e do Título de Eleitor. Ambos os documentos são de caráter obrigatório e precisam estar devidamente regularizados com o poder público. No caso de contribuintes com declarações em conjunto ou que apresentem dependentes, a RF também irá solicitar os dígitos dos familiares.  

CPF dos dependentes  

Com a obrigatoriedade da apresentação do CPF, até mesmo crianças recém nascidas e adolescentes precisam ter o documento registrado. Para os bebês que nasceram a partir do final de 2017, o número do CPF já vem presente na própria Certidão de Nascimento.

Já para os anteriores a data, a Receita solicita que os responsáveis solicitem por e-mail. O procedimento é gratuito e tem um prazo de resposta de até 8 dias.  

Hora de declarar os números no IRPF 2020

Com todos os documentos pessoais validados, o contribuinte dará início aos informes de renda. Nessa etapa, precisará fornecer todas as despesas, gastos e recebimentos contabilizados nos últimos 12 meses.  

Contracheques salariais, valores de conta poupança, heranças ou qualquer outro tipo de recebimento comprovado deverá ser informado a Receita. Além disso, o cidadão deve repassar todos os números gastos, como pagamentos de mensalidades escolares ou universitárias, plano de saúde, aluguel, cartões de crédito e demais serviços bancários, realizações de cirurgias, pensões familiares, entre outras.  

Com todos os números cadastrados e seus comprovantes devidamente guardados, basta confirmar o envio e esperar a aprovação da Receita. Em caso de erros ou inconstância nos dados apresentados, o contribuinte deverá corrigir as solicitações feitas e reenviar a declaração.  

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.