Veja Também | FDR.TV


 

A data para entrega da declaração do IRPF foi adiada pela Receita Federal, porém o calendário para restituição continua o mesmo. A partir do dia 29 de maio, inicia o pagamento do primeiro lote. Esse pagamento será feito diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte no ato da entrega da declaração.

Restituição IRPF: Primeiro lote começa dia 29; veja quem recebe
Restituição IRPF: Primeiro lote começa dia 29; veja quem recebe (Imagem: Montagem/FDR)
publicidade

Ainda de acordo com a instituição, a consulta para saber quem vai receber se iniciou no dia 22 de maio, sexta-feira.

Normalmente, os primeiros a receber a restituição são os idosos e pessoas com alguma deficiência física, mental ou com doença grave. Esses contribuintes têm preferência e os demais recebem de acordo com a ordem na entrega da declaração. Justamente por isso, o ideal é entregar sempre nos primeiros dias.

Como saber se a restituição do IRPF está liberada?

Como citamos, o contribuinte poderá saber se sua restituição foi liberada através do site da Receita Federal. Caso prefira, é possível conseguir isso através do Receitafone, número 146. Outra forma de consulta é através do aplicativo Pessoa Física, que está disponível gratuitamente para usuários de Android e iOS.

Lembrando que o valor da restituição do IR é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas após o pagamento não sofre nenhuma mudança.

Caso haja algum problema com o pagamento de sua restituição, é possível tirar todas as dúvidas pelos canais de atendimento 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos.

Normalmente, existe a possibilidade de ir até uma agência do Banco do Brasil, porém, por conta do coronavírus, o ideal é evitar filas e aglomerações.

Justamente por conta da pandemia, o calendário será liberado de forma mais rápida. Anteriormente, os pagamentos se iniciavam em meados do mês de junho, porém agora começa no final de maio. Confira as datas de pagamento dos demais lotes:

  • 1° lote: 29 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro
COMENTÁRIOS