Atenção! Prazo para entregar IR 2020 termina em breve; veja como declarar

No próximo dia 30, o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda (IR 2020) chega ao fim. Como muitos sabem, a data final foi estendida devido a pandemia do coronavírus, e de abril passou para o mês de junho.

Atenção! Prazo para entregar IR 2020 termina em breve; veja como declarar
Atenção! Prazo para entregar IR 2020 termina em breve; veja como declarar (Montagem/FDR)

Muitos contribuintes ainda têm dificuldades para declarar o IR 2020 e pensando nisso, vamos mostrar como fazer. Acompanhe:

  1. Instale o programa

O primeiro passo é efetuar a instalação do programa para a declaração. O software é gratuito e compatível com computadores equipados com os principais sistemas operacionais: Windows, Linux, IOs, Solaris).

Porém, é imprescindível que o computador utilizado seja equipado com máquina virtual java (JVM), versão 1.8 ou superior. Para ter acesso ao programa, basta acessar o site da Receita Federal.

  1. Documentos

Tenha em mãos todos os seus documentos, pois isso facilita na hora de preencher a declaração. Atente-se aos documentos que informe todos os seus rendimentos de 2019, além dos documentos pessoais.

  1. Importe os dados

Caso você tenha feito a declaração no ano anterior, é possível fazer a importação dos dados e isso fará com que a nova ficha venha com diversas informações já preenchidas.

  1. Declaração

Na próxima tela, e necessário clicar em “Declaração de ajuste anual”.

  1. Dados

Caso você não tenha feito a importação dos dados ou essa seja sua primeira declaração, é hora de preencher seus dados pessoais. Lembre-se de ter os documentos em mãos para facilitar o processo.

  1. Rendimentos

É hora de inserir todas as informações a respeito dos seus rendimentos. Fique atento, pois tudo que for informado pelas fontes pagadoras e instituições financeiras precisa ser declarado. Em resumo, o ideal é que você peque todos os informes de rendimentos disponibilizados por empregadores e bancos.

  1. Bens

Na próxima etapa, o contribuinte deve informar aplicações financeiras, saldo em conta corrente e bens como imóveis e veículos.

  1. Gastos

O oitavo passo é o preenchimento de possíveis gastos dedutíveis do imposto de renda. Eles devem ser declarados na ficha “Pagamentos efetuados”. Em seguida, o contribuinte deve fazer uma verificação de pendências.

  1. Completa ou simplificada

Esse é um dos últimos passos e nele o contribuinte precisa escolher o modelo de tributação: por deduções legais, a chamada completa, ou por desconto simplificado. O programa mostrará qual opção mais indicada para cada caso, ou seja, aquele em que o valor da restituição será mais vantajoso.

  1. Conta

O penúltimo passo é aquele em que o contribuinte deve informar a conta bancária em que receberá a restituição. Lembrando que ela deve ser de mesma titularidade.

  1. Enviar

O último passo é fazer o envio da declaração do IR 2020. E para isso, basta clicar em “Entregar Declaração”, no canto esquerdo inferior da tela. Pronto, sua declaração está salva.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!