Tocantins anuncia volta às aulas em agosto; entenda o plano do governo

A Secretaria Estadual de Educação espera que as aulas presenciais da rede estadual de educação do Tocantins voltem nos próximos meses. A expectativa é que o retorno aconteça até o dia 3 de agosto. 

Tocantins anuncia volta às aulas em agosto; entenda o plano do governo
Tocantins anuncia volta às aulas em agosto; entenda o plano do governo (Foto: Google)

A ideia é que os alunos da 3ª série do ensino médio sejam os primeiros a retornar. Metade desses alunos vai voltar e a outra metade vai ficar em casa e após o dia 10, os alunos vão revezar.

Aqueles que estiverem em casa deverão fazer as atividades e elas serão avaliadas na semana seguinte, quando o aluno tiver sua aula presencial. 

Depois das duas primeiras semanas de teste desse modelo será feita uma avaliação sobre a eficiência do método.

O objetivo é permitir que seja realizado o distanciamento entre os alunos dentro da escola.

Os jovens vão receber equipamentos de proteção individual, isso vai acontecer também com os professores. 

Caso o planejamento dê certo nesta primeira etapa, as demais turmas do ensino médio  também vão começar a retornar. Metade dos alunos voltam no dia 17 de agosto e os demais no dia 24 de agosto, também com revezamento.

Já para as turmas de ensino fundamental, o processo iria acontecer da mesma forma, porém seria realizada em setembro.

A Seduc espera que os alunos da 3ª série do Ensino Médio consigam encerrar o ano letivo ainda em 2020, mas os demais terão que cumprir a carga horária faltante em 2021, simultaneamente com as aulas do próximo ano letivo. Eles teriam aulas em forma de créditos durante o ano letivo.

O encerramento do ano letivo seria no dia 31 de janeiro de 2021 e o que faltasse a partir disso seria cumprido pelo aluno em forma de créditos.

A secretaria da educação, Adriana Aguiar, disse que escolas da rede municipal e particular vão poder adaptar os seus calendários. Além disso, ela informou também que em localidades que não registrem casos de coronavírus os diretores poderão fazer adaptações.

No cronograma está previsto que os estudantes da 3ª série do ensino médio vão cumprir carga horária não presencial entre os dias 26 de junho e 31 de julho. As atividades seriam enviadas por e-mail ou disponibilizadas impressas pelas escolas.

A rede estadual de educação do Tocantins conta com 493 escolas, com 157 mil alunos e 20 mil servidores. As aulas estão suspensas desde o dia 13 de março.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA