publicidade

Clientes Nubank têm os dados liberados para investigação. Nessa semana, a fintech está enviando e-mail para os seus titulares, informando que sua política de privacidade foi alterada. De acordo com o ofício, a partir de agora, os termos permitem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros com a polícia, e demais instituições ligadas ao Banco Central. De acordo com a marca, a decisão tem como finalidade proporcionar investigações sobre fraudes no cartão de crédito e na Nu Conta. 

Atenção! Nubank anuncia novas regras na política de privacidade dos seus clientes (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Nubank anuncia novas regras na política de privacidade dos seus clientes (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

“Com essa atualização, em casos de suspeita de fraude, podemos compartilhar algumas informações suas com instituições financeiras e também com autoridades policiais, com o objetivo de ajudar a combater essas atividades criminosas”, explica o Nubank no e-mail. 

Informes da nova política  

A modificação permitirá que o Nubank repasse para a polícia e demais instituições os seguintes dados: documentação pessoal, histórico de crédito, operações ativas e passivas, serviços e produtos contratados e mais. A ideia é que com esses registros, possam ser realizadas investigações em casos de golpes.  

Nos demais termos, a marca manterá as mesmas funções e não aplicou novas cláusulas.  

Fiscalização por meio da localização em tempo real 

Uma das formas de reforçar seus serviços de segurança é a utilização da localização em tempo real do celular do titular. O Nubank usa de plataformas de geolocalização para poder saber o local onde as compras foram realizadas e, em caso de roubo, confirmar com o cliente onde ele estava presente no momento da transação.  

Além disso, a plataforma também utiliza de um serviço de biometria por selfie, além das fotos dos documentos pessoais, para comprovar a identidade do cliente. Nesse caso, os usuários podem optar, para abrir o app, utilizar a digital ou então o reconhecimento facial e assim fazerem suas transações.  

Sobre o Nubank 

Trata-se de uma das principais fintechs do brasil, contando com mais de 20 milhões de usuários. Entre seus principais serviços, está o cartão de crédito com anuidade gratuita e a conta digital NuConta, onde o titular consegue fazer transações sem a exigência das famosas tarifas bancárias. No último ano, conquistou o título da 6ª maior instituição financeira do país e está trabalhando em um projeto de expansão internacional. 

Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.