Atenção! Nubank anuncia novas regras na política de privacidade dos seus clientes

Clientes Nubank têm os dados liberados para investigação. Nessa semana, a fintech está enviando e-mail para os seus titulares, informando que sua política de privacidade foi alterada. De acordo com o ofício, a partir de agora, os termos permitem o compartilhamento de dados pessoais e financeiros com a polícia, e demais instituições ligadas ao Banco Central. De acordo com a marca, a decisão tem como finalidade proporcionar investigações sobre fraudes no cartão de crédito e na Nu Conta. 

Atenção! Nubank anuncia novas regras na política de privacidade dos seus clientes (Imagem: Reprodução - Google)
Atenção! Nubank anuncia novas regras na política de privacidade dos seus clientes (Imagem: Reprodução – Google)

“Com essa atualização, em casos de suspeita de fraude, podemos compartilhar algumas informações suas com instituições financeiras e também com autoridades policiais, com o objetivo de ajudar a combater essas atividades criminosas”, explica o Nubank no e-mail. 

Informes da nova política  

A modificação permitirá que o Nubank repasse para a polícia e demais instituições os seguintes dados: documentação pessoal, histórico de crédito, operações ativas e passivas, serviços e produtos contratados e mais. A ideia é que com esses registros, possam ser realizadas investigações em casos de golpes.  

Nos demais termos, a marca manterá as mesmas funções e não aplicou novas cláusulas.  

Fiscalização por meio da localização em tempo real 

Uma das formas de reforçar seus serviços de segurança é a utilização da localização em tempo real do celular do titular. O Nubank usa de plataformas de geolocalização para poder saber o local onde as compras foram realizadas e, em caso de roubo, confirmar com o cliente onde ele estava presente no momento da transação.  

Além disso, a plataforma também utiliza de um serviço de biometria por selfie, além das fotos dos documentos pessoais, para comprovar a identidade do cliente. Nesse caso, os usuários podem optar, para abrir o app, utilizar a digital ou então o reconhecimento facial e assim fazerem suas transações.  

Sobre o Nubank 

Trata-se de uma das principais fintechs do brasil, contando com mais de 20 milhões de usuários. Entre seus principais serviços, está o cartão de crédito com anuidade gratuita e a conta digital NuConta, onde o titular consegue fazer transações sem a exigência das famosas tarifas bancárias. No último ano, conquistou o título da 6ª maior instituição financeira do país e está trabalhando em um projeto de expansão internacional. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.