Pagamento da inscrição para o ENEM 2020 tem novo prazo; confira!

O prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi prorrogado até 10 de junho. Inicialmente, os boletos tinham que ser pagos até 28 de maio, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu alterar a data limite.

Pagamento da inscrição para o ENEM 2020 tem novo prazo; confira!
Pagamento da inscrição para o ENEM 2020 tem novo prazo; confira! (Imagem: FDR)

Segundo o órgão, cerca de 300 mil candidatos que fizeram a inscrição não pagaram a taxa de R$ 85 até o prazo inicial.

Para emitir um novo boleto com vencimento até dia 10, é necessário acessar a Página do Participante. A opção passou a ser disponibilizada na quarta-feira (3). Os boletos antigos perderam a validade.

O pagamento pode ser feito em agências bancárias físicas ou virtuais (internet banking e aplicativos), caixas eletrônicos, casas lotéricas ou agências dos Correios.

Ao todo, mais de 5,7 milhões de candidatos tiveram inscrições confirmadas para a edição deste ano, incluindo estudantes isentos da taxa.

Por meio de nota, o Inep informou que a mudança no pagamento é “mais uma decisão do Governo Federal diante do cenário de pandemia do coronavírus” e que mantém o compromisso para que nenhum participante do exame seja prejudicado.

As provas do Enem, que seriam realizadas em novembro, foram adiadas, mas as novas datas ainda não foram definidas.

Problemas no sistema do INEP

Ainda durante o período de inscrições, muitos candidatos se queixaram de problemas no site do Enem, inclusive para gerar os boletos. Em alguns casos, o status da inscrição continuava pendente mesmo depois do pagamento.

Também houve instabilidade no carregamento da foto de perfil, que foi uma nova exigência para este ano.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, atribuiu o problema ao volume de acessos no site e orientou os candidatos a procurarem canais oficiais de comunicação do Ministério da Educação (MEC).

Cronograma do ENEM 2020

Os órgãos responsáveis pelo exame estimam que o adiamento do Enem será de 30 a 60 dias das datas iniciais, ou seja, 1º e 8 de novembro para a versão impressa e 22 e 29 de novembro para a versão digital.

Para definir as novas datas, o Inep fará uma enquete com os inscritos na Página do Participante. A previsão é de que a consulta seja feita ainda este mês.