Urgente! Governo autoriza reajuste de 5,21% no valor dos remédios

Mesmo em tempos de calamidade na saúde pública, valor dos remédios passarão a ficar mais caros no Brasil. Nessa segunda-feira (1), a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) permitiu que o preço das drogas fossem reajustados em 5,21%.

Governo autoriza reajuste de 5,21% no valor dos remédios (Imagem: Reprodução - Google)
Governo autoriza reajuste de 5,21% no valor dos remédios (Imagem: Reprodução – Google)

O mercado tinha passado por 60 dias de paralisação na atualização das tabelas comerciárias, sob decreto do governo, mas a partir de agora voltará a ser modificado. O novo crescimento já foi publicado no Diário Oficial e passou a valer imediatamente. 

Inicialmente, com a chegada da pandemia do novo coronavírus em todo o território nacional, o presidente Jair Bolsonaro anunciou ter feito um acordo com a indústria farmacêutica para que as modificações nos preços de revenda dos remédios ficassem suspensas por 60 dias.

O projeto foi aprovado e se manteve ao longo dos meses de abril e maio, conforme validação da CMED.  

No entanto, passado o período acordado, a organização voltou a se articular para elevar o valor das drogas. As reuniões foram realizadas ao longo da última semana e, após a confirmação da nova tabela, não houve uma nova tentativa de congelamento por parte do governo. 

Posição da indústria farmacêutica sobre reajuste no valor dos remédios

Quando Bolsonaro resolveu fazer um decreto impedindo os novos reajustes, o acordo foi feito em parceria com a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).

Na época, o presidente da entidade, Henrique Tada, alegou que a medida era de extrema necessidade do período de crise e que não ocasionaria em danos para o setor.  

No entanto, já o Sindicato da Indústria Farmacêutica (Sindusfarma), informou que não foi consultado a respeito do congelamento e que a aprovação do novo aumento é absolutamente necessário para viabilizar a operação da indústria farmacêutica no país, garantindo assim o fornecimento normal de medicamentos para a população.” 

A entidade defende que o crescimento será de apenas 4,08% e não afetará o bolso da população. Segundo ela, o valor precisa ser modificado para poder garantir o funcionamento do próprio setor, tendo em vista os gastos realizados com o novo coronavírus e também a elevação do dólar que torna a comercialização dos produtos mais cara. 

“Ressalte-se, ainda, que os valores sobre os quais o reajuste incide são relativamente baixos. Por exemplo, no Brasil uma caixa de medicamento genérico custa pouco mais de seis reais, em média, e um medicamento similar ou novo, menos de vinte reais, segundo o último levantamento da CMED, de 2018”, diz a nota da entidade. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.