DF libera abertura de igrejas e parques a partir desta quarta-feira (3)

Nesta quarta-feira (3), começa a valer o decreto que libera o funcionamento de parques e a realização de missas, cultos e rituais no Distrito Federal (DF). Essas atividades estavam suspensas por conta da pandemia causada pelo coronavírus.

DF libera abertura de igrejas e parques a partir desta quarta-feira (3)
DF libera abertura de igrejas e parques a partir desta quarta-feira (3) (Foto:Google)

As atividades serão retomadas com várias restrições de público, horário e modo de operação. Tudo dentro de um código de conduta ao enfrentamento do Covid-19. 

Nos templos devem ter tapetes especiais para limpar os calçados, equipe de acolhimento de medição de temperatura e sinalizações no chão para fila da comunhão, como algumas das providências adotadas. 

Além disso, os encontros devem ser realizados em locais com capacidade para mais de 200 pessoas. Deve ser respeitado o afastamento mínimo de 1,5 metro entre fiéis, com demarcação específica nas cadeiras.

Vejam as outras normas para as igrejas no DF:

  • Alternar fileiras de assentos a serem ocupadas de outra desocupada;
  • Afixação, em local visível e de fácil acesso, de placa com as informações quanto à capacidade total do estabelecimento, metragem quadrada e quantidade máxima de frequentadores permitida;
  • Proibição do acesso de idosos com mais de 60 anos, crianças com menos de 12 anos e pessoas do grupo de risco;
  • Na entrada, deve haver produtos para higienização de mãos e calçados, preferencialmente álcool em gel 70%;
  • Uso obrigatório da máscara de proteção facial;
  • Medição da temperatura dos frequentadores na entrada do estabelecimento, com termômetro infravermelho, sem contato, sendo proibida a entrada de quem apresentar temperatura igual ou superior a 37,3°C;
  • Horários alternados nas celebrações presenciais, com intervalos entre eles de, no mínimo, duas horas.

Funcionamento de parques no DF

Os parques poderão abrir com limitações, o horário de funcionamento será entre 6h e 21h, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção facial. Quem estiver sem o acessório pode ser multado ou até mesmo enquadrado no crime de infração de medida sanitária.

No caso do Parque Nacional, as piscinas permanecerão fechadas e só será liberado o acesso às trilhas. No Parque da Cidade, o Nicolândia não funcionará.

Seguem sendo proibidos as seguintes atividades nos parques:

  • Qualquer tipo de comércio, inclusive ambulantes;
  • Equipamentos de musculação e demais áreas de atividades coletivas;
  • Uso de banheiros e bebedouros;
  • Realização de acampamento.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.