Uber e 99 Táxis criam novas regras de uso durante a pandemia; veja!

Por conta da pandemia causada pelo coronavírus, as empresas de transporte por aplicativo Uber e 99 táxis, tomaram medidas para manter os seus passageiros e os prestadores de serviços seguros nesse período.

Uber e 99 Táxis criam novas regras de uso durante a pandemia; veja!
Uber e 99 Táxis criam novas regras de uso durante a pandemia; veja!(Foto:Google)

Nesta segunda-feira (1), a Uber criou uma unidade de higienização na Rua Luis Coelho, 371, região da Avenida Paulista, em São Paulo.

Lá os motoristas e entregadores irão realizar a limpeza de seus veículos e suas mochilas de entregas. Além disso, poderão retirar um kit de proteção com máscaras, luvas e desinfetante. 

Também será possível instalar em seu veículo uma divisória interna de plástico para aumentar a proteção, tanto do condutor quanto do passageiro.

Essa limpeza será gratuita e realizado com a mesma tecnologia aplicada na higienização de hospitais e UTIs, de acordo com a empresa. 

Para passar por esses procedimentos, o motorista deve realizar um agendamento no pontos de limpeza, as instruções estão disponíveis no site da Uber. Cada motorista ou entregador poderá agendar uma limpeza gratuita por mês.

Na empresa, foi incluída ainda uma tela de avaliação da corrida, para que os motoristas e passageiros possam informar a falta de máscara. A Uber informou que essa ação pode levar à suspensão da conta caso muitas reclamações sejam feitas. 

Já a 99 Táxi, começou a exigir nesta segunda-feira (1) que seus motoristas usem máscaras antes de começar a trabalhar no aplicativo. Para verificar se está sendo cumprida a norma, a checagem será feita por meio de um mecanismo de leitura facial e passará a ser obrigatória a partir da próxima terça-feira (9).

De acordo com o aplicativo, essas medidas foram desenvolvidas pela Didi Chuxing e implementadas na China há três meses. 

Os passageiros receberão dentro do aplicativo, perguntas para saber se os motoristas estão utilizando máscara. 

Para garantir a proteção do colaborador, o motorista poderá cancelar a corrida se o passageiro não estiver usando a máscara. Ainda será solicitada uma declaração da temperatura corporal e condição de saúde, além de poder solicitar álcool em gel no carro.

A ação é válida para as categorias 99Pop e 99Comfort e estará disponível de segunda a sábado das 9h às 16h.