Shoppings e comércios do Rio reabrem no dia 8 de junho; confira as regras

Nesta segunda-feira (1), em uma reunião realizada pelo governo estadual do Rio de Janeiro voltou a se discutir as medidas para que fosse possível a reabertura gradual das atividades econômicas a partir do dia 8 deste mês. Entre eles, os shoppings e os comércios do Rio. 

Shoppings e comércios do Rio reabrem no dia 8 de junho; confira as regras
Shoppings e comércios do Rio reabrem no dia 8 de junho; confira as regras (Foto:Google)

No decreto apresentado, há alguns pontos que foram esboçados apontando o que continua com a situação de emergência, por causa da pandemia causada pelo coronavírus. Ele deve ser analisado e assinado, mas ainda pode ser alterado. 

Entre os pontos a serem analisados estão:

  • Reabertura de shoppings;
  • Centros comerciais e lojas de rua, com horários e protocolos determinados;
  • Atividades esportivas ao ar livre, incluindo em praias, lagoas, rios e piscinas públicas.

Nos comércios e nas ruas serão obrigatórios o uso de máscaras, menos para as pessoas que possuem problemas respiratórios ou deficiência severa nos membros superiores mediante comprovação.

Apesar disso, o decreto continua mantendo suspensos até o dia 21 de junho os eventos públicos como jogos de futebol, shows, festas e passeatas, cinema, teatro, e afins; aulas presenciais e academias de ginástica.

Essas medidas são recomendações para as prefeituras, mas cada uma delas tem autonomia para fazer o seu próprio decreto.

Sendo assim, veja o que fica suspenso até domingo 07/06 na cidade do Rio de Janeiro

  • Shoppings, centros comerciais e similares 
  • Circulação de transporte intermunicipal entre a região metropolitana e a capital, com exceção de trens e barcas que atendam atividades essenciais;
  • Circulação de transporte intermunicipal regular, de fretamento e complementar entre a região metropolitana e a capital;
  • Transporte de passageiros via aplicativo entre a região metropolitana e a capital;
  • Bares, restaurantes e similares, apenas com 30% da capacidade no atendimento ao público apenas para retirada e entrega de alimentos no estabelecimento (aqueles que funcionam dentro de hotéis e pousadas só podem para funcionar para hóspedes e empregados).

Na segunda-feira (8), estão liberados os seguintes serviços e comércios do Rio:

  • Comércio e atividades de serviço em geral com regras específicas (com exceção daqueles suspensos até o dia 21/6);
  • Bares, restaurantes, lanchonetes e similares com 50% da capacidade para retirada e entrega a domicílio;
  • Shoppings e centros comerciais das 12h às 20h, com o seguinte protocolo: EPIs e produtos de higienização, como álcool gel, para todos os funcionários, entregadores e prestadores de serviço; álcool gel ou similares na entrada do estabelecimento, das lojas e dos elevadores; distanciamento de um metro, uso de máscaras; praças de alimentação com apenas 50% das mesas e assentos; e fechamento de áreas de recreação
  • Postos do Detran, com o seguinte protocolo: máscaras, álcool em gel ou similares e distanciamento de pelo menos um metro;
  • Prática de atividades esportivas ao ar livre, incluindo em praias, lagoas, rio e piscinas públicas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.