Como solicitar o atendimento pelo nome social na prova do ENEM 2020? Saiba aqui!

O período de solicitação de atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está aberto e segue até sexta-feira (5). Os candidatos inscritos que desejam utilizar o nome social no dia das provas, precisam acessar o site e enviar a documentação solicitada para comprovação. A medida vem sendo adotada desde 2014.

Como solicitar o atendimento pelo nome social na prova do ENEM 2020? Saiba aqui!
Como solicitar o atendimento pelo nome social na prova do ENEM 2020? Saiba aqui! (Imagem: FDR)

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo é garantir direitos iguais a participantes travestis e transexuais. Assim, o candidato se inscreve no exame com o nome civil, depois faz a solicitação para utilizar o nome social nos dias de prova; e pode escolher entre sanitários masculino e feminino.

No primeiro ano em que o serviço foi disponibilizado, 102 estudantes manifestaram interesse no tratamento pelo nome social. Em 2015, foram registrados 278 pedidos; em 2016, o número subiu para 842. Do total, 406 foram atendidos.

Como fazer a solicitação

Com a inscrição confirmada, basta acessar a Página do Participante do Enem, enviar a documentação exigida e fazer o pedido de atendimento. O candidato precisa encaminhar:

  • Fotografia recente individual e colorida, com enquadramento da cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem óculos escuros e acessórios, com plano de fundo branco;
  • Cópia digitalizada de um documento de identificação oficial com foto, frente e verso;
  • Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação disponível na Página do Participante.

Para que o atendimento seja aprovado, os documentos precisam conter todas as informações exigidas para análise. Os dados de contato informados no site também devem estar atualizados.

O Inep informa o resultado individualmente no cadastro de cada participante. Se o pedido não for aceito, o solicitante será informado por e-mail e poderá enviar um novo documento comprobatório no prazo de três dias.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Você foi selecionado para ter um cartão de crédito, sem anuidade hoje mesmo.
Faça sua aplicação!
277 pessoas solicitando no momento...

Enem 2020

De acordo com informações do Inep, a edição 2020 recebeu 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a versão digital. A quantidade de inscritos é a menor desde 2010.

Em decorrência da pandemia do coronavírus, o cronograma do exame vem passando por diversas alterações no cronograma. As datas de realização das provas, que seriam em novembro, foram adiadas. Segundo o Inep, uma enquete com os participantes inscritos vai auxiliar na definição de novas datas para a aplicação das provas.

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.