O período de solicitação de atendimento pelo nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 está aberto e segue até sexta-feira (5). Os candidatos inscritos que desejam utilizar o nome social no dia das provas, precisam acessar o site e enviar a documentação solicitada para comprovação. A medida vem sendo adotada desde 2014.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o objetivo é garantir direitos iguais a participantes travestis e transexuais. Assim, o candidato se inscreve no exame com o nome civil, depois faz a solicitação para utilizar o nome social nos dias de prova; e pode escolher entre sanitários masculino e feminino.
No primeiro ano em que o serviço foi disponibilizado, 102 estudantes manifestaram interesse no tratamento pelo nome social. Em 2015, foram registrados 278 pedidos; em 2016, o número subiu para 842. Do total, 406 foram atendidos.
Como fazer a solicitação
Com a inscrição confirmada, basta acessar a Página do Participante do Enem, enviar a documentação exigida e fazer o pedido de atendimento. O candidato precisa encaminhar:
- Fotografia recente individual e colorida, com enquadramento da cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem óculos escuros e acessórios, com plano de fundo branco;
- Cópia digitalizada de um documento de identificação oficial com foto, frente e verso;
- Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação disponível na Página do Participante.
Para que o atendimento seja aprovado, os documentos precisam conter todas as informações exigidas para análise. Os dados de contato informados no site também devem estar atualizados.
O Inep informa o resultado individualmente no cadastro de cada participante. Se o pedido não for aceito, o solicitante será informado por e-mail e poderá enviar um novo documento comprobatório no prazo de três dias.
Enem 2020
De acordo com informações do Inep, a edição 2020 recebeu 6.121.363 inscrições, sendo 6.020.263 para a versão impressa e 101.100 para a versão digital. A quantidade de inscritos é a menor desde 2010.
Em decorrência da pandemia do coronavírus, o cronograma do exame vem passando por diversas alterações no cronograma. As datas de realização das provas, que seriam em novembro, foram adiadas. Segundo o Inep, uma enquete com os participantes inscritos vai auxiliar na definição de novas datas para a aplicação das provas.