FGTS: últimos dias para nascidos em maio optarem por sacar 5% a 50% do fundo

Trabalhadores nascidos no mês de maio precisam ficar atentos. Encerra-se nesse domingo (31), o prazo para solicitar a portabilidade do FGTS. Com a criação da função saque-aniversário, a categoria ganha a possibilidade de retirar, anualmente, entre 5% a 50% dos valores de seus fundos de garantia. A adesão não é obrigatória e fica a encargo de cada servidor que deve levar em consideração seu tempo de serviço e saldo em conta.  

FGTS: últimos dias para nascidos em maio optarem por sacar 5% a 50% do fundo (Imagem: Reprodução - Google)
FGTS: últimos dias para nascidos em maio optarem por sacar 5% a 50% do fundo (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com os especialistas, recomenda-se a portabilidade para o saque aniversário apenas aqueles que contabilizaram pouco tempo de serviço e não têm grandes valores em seus fundos de garantia. Normalmente, jovens ou pessoas recém empregadas é que estão inclusas nesse grupo.  

Já para a população perto de se aposentar, o ideal é que se mantenha na função tradicional do FGTS, tendo em vista que terá acesso ao pagamento total acumulado ao longo de toda a sua trajetória trabalhista.  

Entraves do saque aniversário do FGTS

Entre as desvantagens do saque aniversário, está o impedimento das retiradas em caso de demissão. O trabalhador que estiver na modalidade, se tiver seu contrato cancelado sem justa causa, não poderá ter acesso a quantia presa em seu fundo.  

No entanto, o pagamento da multa rescisória de 40% sobre o valor do desligamento segue ativo, além das chances de retirada caso deseja comprar a casa própria, aposentadoria ou doença grave.  

Para retornar a modalidade original e conseguir receber o saque rescisão, será preciso aguardar o prazo de carência de dois anos.

Calendário do saque aniversário  

O pagamento das parcelas já começou desde o mês de abril e foi definido de acordo com a data de nascimento dos contemplados. No caso dos trabalhadores do mês de maio, se solicitarem a portabilidade, feita pelo app do FGTS, após o dia 31, só poderão ter acesso aos recebimentos em 2021.  

Confira as datas de pagamento do saque aniversário 2020 

Mês de aniversário  Mês de saque 
Janeiro  Abril a Junho de 2020 
Fevereiro  Abril a Junho de 2020 
Março  Maio a Julho de 2020 
Abril  Maio a Julho de 2020 
Maio  Junho a Agosto de 2020 
Junho  Junho a Agosto de 2020 
Julho  Julho a Setembro de 2020 
Agosto  Agosto a Outubro de 2020 
Setembro  Setembro a Novembro de 2020 
Outubro  Outubro a Dezembro de 2020 
Novembro  Novembro a Janeiro de 2021 
Dezembro  Dezembro a Fevereiro de 2021 

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

FGTS: últimos dias para nascidos em maio optarem por sacar 5% a 50% do fundo

×
Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA