Comércios interessados na reabertura em SP terão que garantir emprego às mulheres com filhos

Reabertura dos comércios em São Paulo deverá segurar o emprego de mulheres mães de família. Após o governador João Doria, informar que a gestão estadual está estruturando uma retomada dos setores econômicos em todo o estado, o prefeito da capital paulistana, Bruno Covas, disse que irá elaborar seguros para que parte vulnerável da sociedade não seja afetada. De acordo com ele, as empresas terão que ofertar creches e demais medidas para que os funcionários retornem ao trabalho.  

Comércios interessados na reabertura em SP terão que garantir emprego às mulheres com filhos (Imagem: Reprodução - Google)
Comércios interessados na reabertura em SP terão que garantir emprego às mulheres com filhos (Imagem: Reprodução – Google)

Para sustentar sua decisão, o gestor defendeu que a mesma leva em consideração a probabilidade das mães de família serem demitidas por não poderem comparecer as suas empresas. Covas relembrou que, com as escolas fechadas, muitas mulheres não têm com quem deixar os filhos que, se forem crianças até 10 anos, torna a situação ainda mais complicada. 

Desse modo, desenvolveu a proposta que terá como finalidade garantir creche para os pequenos enquanto a mãe estiver no ofício. Segundo o prefeito, as empresas terão que fornecer espaços recreativos para que as genitoras possam deixar os filhos. Além disso, o pacote exige também que sejam ofertados produtos de higiene, utilização de máscaras e demais medidas de segurança para evitar o contágio do covid-19.  

Administração pública age nos comércios 

Apesar do decreto de retomada da econômica ser do governador, caberá aos prefeitos determinarem como a reabertura dos comércios irá funcionar em cada município.

Na capital, até o momento poderão voltar a funcionar shoppings e demais lojas. Já restaurantes, bares e atividades de lazer como cinema e teatro, permanecem de portas fechadas.  

No setor de alimentos, as marcas continuarão podendo funcionar apenas por delivery. Quanto a reabertura dos centros culturais e realização de shows ou espetáculos, a cidade segue sem previsão.  

Os prazos e regras de como os centros de venda funcionarão ainda não foram informados pelo prefeito, mas deverá ser publicado até o próximo dia 4, segundo o mesmo. Além disso, Covas garantiu que, caso haja um crescimento no número de contágio, garantirá que os setores voltem a ser paralisados novamente.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.