Moradores do Rio de Janeiro estão com o prazo reduzido para quitar os impostos. Encerra-se, na próxima semana, o período para poder pagar o Imposto Predial Urbano Territorial (IPTU 2020 RJ) tendo acesso aos 20% de desconto. Os interessados precisam acessar o portal Carioca Digital para poder gerar numa nova guia. Para ter acesso a isenção parcial, o contribuinte deverá encerrar o valor total do tributo, sem parcelamento.
Para quem optar pela cota única, mesmo estando no fim do primeiro semestre, a prefeitura municipal não irá aplicar taxas de juros ou demais multas. De acordo com a gestão, a ação tem como finalidade reduzir o número de inadimplência do imposto, de modo que a população se sinta incentivada a prestar contas.
A decisão levou em consideração os efeitos da atual crise econômica gerada pelo novo coronavírus e espera arrecadar ao menos 50% do valor esperado para 2020. A quantia será utilizada para a realização de manutenções dos serviços de saúde, prioritariamente, e depois será repassada para as demais secretarias.
Boleto digital
Para ter acesso ao boleto, os contribuintes devem entrar no site Carioca Digital e gerar um cadastro. O procedimento é simples e solicitará apenas o e-mail e senha de login.
Para quem já tiver vínculo, basta selecionar a opção ‘imóvel’ e depois informar os dados de entrada. Na sequência, é preciso repassar o número de identificação do bem para poder gerar o boleto.
O documento poderá ser pago tanto nas agências bancárias, quanto nos aplicativos das instituições financeiras. O prazo final para obter desconto de 20% é até o dia 5 de junho. Quem desejar, pode apenas copiar o número sequencial do carnê ou então aplicar o leitor de código de barras.
Oportunidade de parcelamento do IPTU 2020 RJ
Para aqueles que não puderem pagar o valor total, a prefeitura também disponibilizou a oportunidade do parcelamento. Nesse caso, o imposto poderá ser dividido em até 5 vezes e os boletos também devem ser acessos no portal acima.
Para a divisão, haverá um carnê referente a cada mês. Em caso de atraso, o mesmo precisará ser gerado novamente e contará com os acréscimos dos juros. Até o momento, as datas do parcelamento ainda não foram divulgadas.