IPTU 2020 Teresina ganha outra data de pagamento e nova prorrogação

Em meio à crise ocasionada pelo novo coronavírus, prefeituras prorrogam o prazo de pagamentos de imposto para ajudar os moradores. Nessa semana, a gestão municipal de Teresina informou que a população contará com novos prazos para poderem prestar conta dos valores referentes ao IPTU 2020, Taxa de Coleta de Resíduos (TCRD) e a COSIP dos imóveis sem ligação regular de energia elétrica. Eles terão até o dia 31 de julho para encerrar o débito.  

IPTU 2020 Teresina ganha outra data de pagamento e nova prorrogação (Imagem: Reprodução - Google)
IPTU 2020 Teresina ganha outra data de pagamento e nova prorrogação (Imagem: Reprodução – Google)

O prazo contará também com o desconto da cota única, quem quitar a primeira parcela com o valor total terá direito a uma isenção de 7% no tributo. Já aqueles que desejarem dividir o débito, terão até 6 meses para fazer a prestação de contas.  

Inicialmente, a data da cota única estava marcada para o dia 31 de março. No entanto, com a chegada da pandemia foi prorrogada para 29 de maio e agora ganhou mais dois meses, ficando em 31 de julho.  

De acordo com a gestão pública, a decisão visa incentivar a população a pagar os impostos, mas leva em consideração que se trata de um período de crise onde muitos estão sem oportunidades de emprego e com as atividades paralisadas.  

“Estamos acompanhando de perto os impactos da pandemia do novo coronavírus na nossa cidade e, como a situação de emergência em saúde pública ainda persiste, decidimos ampliar o prazo para que os proprietários de imóveis em Teresina tenham mais tempo para se reorganizarem, sobretudo financeiramente, e consigam pagar seus impostos sem prejuízos”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé. 

Para poder organizar a alteração do calendário, a prefeitura estará comunicando as instituições financeiras e solicitando que as mesmas atualizem as datas dos carnês de pagamento do IPTU 2020.  

“Estamos enviando um ofício comunicando todas as instituições financeiras sobre a mudança do prazo e determinando que elas mantenham o recebimento correspondente aos pagamentos relativos aos tributos obedecendo as novas datas”, explicou o secretário. 

Conforme portaria municipal, as novas datas de vencimento do IPTU 2020 em Teresina seguem o calendário abaixo:  

  • cota única (31/07/2020);  
  • Cota 01 (31/07/2020);  
  • Cota 02 (31/08/2020);  
  • Cota 03 (30/09/2020);  
  • Cota 04 (30/10/2020);  
  • Cota 05 (30/11/2020)  
  • Cota 06 (30/12/2020). 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.