DETRAN retoma serviços presenciais nestes estados; veja!

A pandemia do coronavírus fez com que no final de março os Detrans de todo o Brasil interrompessem os atendimentos presenciais como forma de evitar aglomerações de pessoas. Com o início da flexibilização em alguns locais do país, o Detran recomeça ainda que com restrições, a atender presencialmente.

DETRAN retoma serviços presenciais nestes estados; veja!
DETRAN retoma serviços presenciais nestes estados; veja! (Foto Google)

O uso de máscaras continua sendo obrigatório para a entrada e permanência em todos os órgãos de trânsito, alem de álcool gel para que os presentes possam higienizar as mãos. Alguns estados já retomaram a aplicação de exames práticos e teóricos, e autoescolas estão voltando a operar aos poucos.

Não são todas as unidades Detran que voltaram a operar presencialmente. Em São Paulo por exemplo, as unidades seguem fechadas até o próximo domingo, 31. A grande maioria dos serviços do órgão em SP podem ser realizadas online.

Para saber mais detalhes da volta em estados que ainda não divulgaram informações, é necessário entrar em contato por telefone ou canais digitais.

Confira uma lista de alguns estados em que o Detran sinalizou o retorno de atendimentos presenciais e a forma que serão conduzidos neste primeiro momento:

  • Detran RS

No Rio Grande do Sul, foi adotado o distanciamento controlado que leva em conta a classificação de risco de cada região, que considera um sistema de bandeiras (amarela, laranja, vermelha e preta). O risco de contaminação vai determinar se serão necessárias mais medidas de restrição.

Os exames de direção voltam a ser realizados seguindo os protocolos de prevenção. Neste momento, só Porto Alegre retoma os atendimentos, e em seguida cidades do interior e por fim os Centros de Formação de Condutores.

  • Detran RN

No Rio Grande do Norte, são realizadas vistorias nos veículos para transferência de propriedade e primeiro emplacamento. O atendimento precisa ser agendado.

  • Detran RJ

A emissão emergencial de carteiras de identidade voltou a ser feita e precisa ser agendada pelo telefone ou site.

  • Detran MG

Em Minas está autorizado que as aulas teóricas e práticas de direção possam voltar a ser realizadas nas autoescolas. O atendimento as pessoas está sendo retomado aos poucos nesta semana.

  • Detran MS

No Mato Grosso do Sul os exames teóricos podem ser realizados e são distribuídas 150 senhas todos os dias .

  • Detran SC

O atendimento presencial foi retomado em 4 de maio, mas precisa de agendamento prévio.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.