Detran PB cria CNH digital e gratuita; veja como acessar

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas ações estão sendo implementadas de forma digital, para tentar facilitar o acesso e também não forças as pessoas a irem às ruas em um momento de isolamento social. Neste sentido, novidades foram anunciadas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) nesta terça-feira (26). A partir de então, a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação temporária ou da CNH definitiva, poderá ser realizada pela internet.

Detran PB cria CNH digital e gratuita; veja como acessar (Reprodução/Internet)
Detran PB cria CNH digital e gratuita; veja como acessar (Reprodução/Internet)

Mas o benefício, por enquanto, não chegou para ficar. A funcionalidade estará disponível até que os atendimentos presenciais sejam regularizados, com o fim da pandemia e do isolamento social.

O processo de emissão do documento é exclusivamente feito pela internet, sendo possível realizar através do site do Detran PB. Ao entrar no endereço, será necessário que o usuário clique na aba “habilitação”.

Em seguida, será necessário clicar no ícone “boletos CNH”. Logo após esta etapa, o sistema irá emitir a guia do serviço solicitado. Atenção! Será necessário realizar o pagamento do da solicitação.

Por não ser um procedimento gratuito, a liberação não é imediata. Quando realizar o pagamento, o usuário deverá voltar no site e clicar na opção “solicitar 2ª via CNH/CNH definitiva”.

Após esta etapa, o mesmo será redirecionado ao portal de serviços online do órgão. Nele, será necessário criar uma conta, realizar um cadastro pessoal de acesso e solicitar a emissão do documento de habilitação.

Por fim, para acompanhar o processo, o condutor poderá entrar no site, clicar na opção “situação CNH”, coloca o número do CPF e envia para consultar se a carteira já está disponível. Com ele regularizado, o documento estará disponível para download.

Isenção digital no Detran PB

Além desta solução, o Detran também implementou a solicitação da isenção dos pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pela internet.

Vale ressaltar que a funcionalidade para atendimento de isenção são destinadas as pessoas com deficiência que se encontram sem atendimento presencial no órgão. O guia de isenção será emitido através no site do Detran-PB.

Para obter, é necessário que o interessado realize a inclusão da documentação necessária através do e-mail [email protected] ou até mesmo através do Whatsapp, no número 9670-2803.

O procedimento inicial é através deste meios do Sefaz para depois o isento emitir a guia no site do Detran, clicando no ícone Licenciamento para solicitar o documento.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!