Atenção! Conheça dicas para se sair bem em entrevistas de emprego on-line

A pandemia do novo coronavírus fez crescer práticas corporativas pela internet, como atividades remuneradas em home office e até entrevistas de emprego on-line. Entretanto, a falta de contato físico não elimina os cuidados que candidatos devem tomar para garantir uma boa impressão e conquistar a vaga almejada. Por isso, algumas dicas são valiosas e precisam ser seguidas.

Atenção! Conheça dicas para se sair bem em entrevistas de emprego on-line
Atenção! Conheça dicas para se sair bem em entrevistas de emprego on-line. (Imagem: Reprodução Google)

Uma pesquisa da Robert Half, empresa de recrutamento especializado, aponta que as entrevistas de emprego virtuais aumentaram em 52% no Brasil nos últimos três anos, ou seja, muito antes da chegada do novo coronavírus.

Empresas têm dado preferência à atividade remota para conseguir avaliar candidatos de várias localidades do país e até do exterior.

Diretores de Recursos Humanos afirmam que alguns cuidados básicos podem garantir sucesso na entrevista, mas é preciso estar atento a outras questões importantes, como evitar interferências externas ou no computador e portar-se de forma adequada.

Dicas para entrevistas on-line

  • Programe-se: confirme as informações necessárias com o entrevistador antecipadamente e planeje-se para estar disponível no horário combinado;
  • Teste conexão e equipamento: para evitar que a entrevista seja interrompida ou atrase por algum problema técnico, garanta que tudo esteja funcionamento corretamente;
  • Utilize um login profissional: o nome de usuário no serviço on-line precisa ser escolhido cuidadosamente, sem apelidos ou abreviações. A melhor opção é utilizar nome e sobrenome ou apenas as iniciais;
  • Escolha um local silencioso e neutro: é importante evitar locais com ruídos e possíveis interferências para garantir que a entrevista transcorra tranquilamente; o ideal é ter um plano de fundo clean, sem muitos objetos;
  • Vista-se adequadamente: mesmo que o enquadramento do vídeo seja só da cintura para cima, apresente-se com a mesma roupa que usaria na entrevista presencial, de acordo com a vaga e a empresa. Lembre-se de usar peças discretas;
  • Seja profissional: por fim, mantenha a postura durante a entrevista, demonstre segurança ao falar, articule bem as palavras e responda às perguntas com objetividade.

As dicas podem ajudar na preparação para uma entrevista on-line e até garantir sua recolocação no mercado. Por isso, lembre-se de cada detalhe e não relaxe por estar em casa.

O processo remoto tem uma série de benefícios e vale as empresas e aos candidatos se adequarem da melhor forma possível.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Amanda Castro
Amanda Castro é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e graduanda de Administração pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). É responsável pela área de negócios, tráfego e otimização SEO do portal FDR. Além disso, atua como redatora do portal FDR e demais portais de notícias desde 2017, produzindo conteúdo sobre economia, finanças pessoais e programas sociais.