Home office: GUIA PRÁTICO para garantir boas condições de trabalho em casa

Para cumprir com as recomendações da OMS e contribuir para o isolamento social muitas empresas adotaram o regime de trabalho home office. Saiba como pequenas atitudes podem te ajudar a melhorar sua eficiência mesmo trabalhando de casa.

Home office: GUIA PRÁTICO para garantir boas condições de trabalho em casa
Home office: GUIA PRÁTICO para garantir boas condições de trabalho em casa (Imagem: Reprodução Google)

O sonho de muita gente sempre foi poder trabalhar em casa, ganhar dinheiro sem sair parecia no passado uma grande conquista e sinônimo de sucesso e autonomia.

Porém, a maneira como esse desejo se realizou com certeza não era a imaginada pela geração millennials, jovens que nasceram depois de 1985 e se tornaram a primeira geração a trabalhar pela internet.

Dificuldades no trabalho home office 

Após as primeiras semanas trabalhando de casa, começamos a perceber uma séria de diferenças e barreiras que podem diminuir a qualidade do trabalho feito sem sair de casa.

Claro que essas barreiras vão mudar de acordo com a sua realidade, mas de maneira geral podemos citar:

  • Falta de foco;
  • Barulho;
  • Outros membros da casa, como filhos, irmãos e etc;
  • Distanciamento do resto da equipe;
  • Falhas de comunicação com o resto do time.

Pensando nestes empecilhos, quero te apresentar um Guia Prático para garantir um ótimo trabalho, mesmo de sua casa.

Preparando o ambiente para home office

O primeiro passo é reservar algum ambiente da sua casa especialmente para a atividade de trabalho.

Sei que para muitas família não é possível separar um cômodo da casa para servir de escritório, mas ter um ambiente específico para trabalhar pode te ajudar a melhorar seu foco.

Estudos mostram que nosso cérebro funciona por associação, estar em um cômodo, ambiente ou mesmo uma mesa que é usada para trabalhar, avisa seu cérebro que é hora de se dedicar ao trabalho.

Esse tipo de rotina te ajuda a focar mais rápido nas suas atividades. Já teve a sensação de depois de alguns minutos trabalhando parece você “engrenou” e tudo vai ficando mais fluído? É exatamente para acelerar este processo que serve preparar um ambiente específico para trabalho.

Além de reservar algum espaço especial para trabalho, pode te ajudar pensar na ergonomia na hora de montar sua estação de trabalho.

Mesmo com um orçamento mais baixo, investir em equipamentos que te ajudem na sua postura é um ótimo investimento na sua saúde no futuro.

Para quem trabalha com um notebook, é indicado usar suportes e teclados separados para longas jornadas de trabalho.

Suportes para deixar o notebook mais alto te ajudam a não ficar tão inclinado durante o trabalho. Um teclado separado também te ajudam a melhorar a postura e a posição dos braços, parece simples, mas te ajuda a evitar fadiga, cansaço e lesões futuras.

Ferramentas de produtividade 

Depois de preparar um ambiente ideal para começar a trabalhar, é hora de conseguir algumas ferramentas para organizar suas funções diárias.

Existem diversas ferramentas e softwares para te ajudar a se organizar e manter a comunicação com o resto da equipe.

  • Trello – Um programa para te ajudar a gerenciar projetos, podem ser as suas atividades ou de toda a equipe.
  • Google Tasks e Google Calendar – Se você tem um celular android, o Tasks serve para colocar todas as suas tarefas do dia e sincronizá-las com a agenda e alarmes.
  •  Whereby – Existem vários programas para realizar vídeo-chamadas, escolhi o Whereby pela facilidade de criar um sala e convidar outras pessoas apenas com um link, podendo ser acessado pelo celular ou computador sem baixar nenhum programa.

Espero que com as dicas fique mais fácil desenvolver seu trabalho sem sair de casa. Mesmo com todas as dificuldades, muitas empresas estão percebendo que o homeoffice, quando bem aplicado, é uma ótima alternativa para reduzir custos e o tempo de descolamento dos funcionários.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!