Em meio à crise ocasionada pelo novo coronavírus, prefeituras prorrogam o prazo de pagamentos de imposto para ajudar os moradores. Nessa semana, a gestão municipal de Teresina informou que a população contará com novos prazos para poderem prestar conta dos valores referentes ao IPTU 2020, Taxa de Coleta de Resíduos (TCRD) e a COSIP dos imóveis sem ligação regular de energia elétrica. Eles terão até o dia 31 de julho para encerrar o débito.
O prazo contará também com o desconto da cota única, quem quitar a primeira parcela com o valor total terá direito a uma isenção de 7% no tributo. Já aqueles que desejarem dividir o débito, terão até 6 meses para fazer a prestação de contas.
Inicialmente, a data da cota única estava marcada para o dia 31 de março. No entanto, com a chegada da pandemia foi prorrogada para 29 de maio e agora ganhou mais dois meses, ficando em 31 de julho.
De acordo com a gestão pública, a decisão visa incentivar a população a pagar os impostos, mas leva em consideração que se trata de um período de crise onde muitos estão sem oportunidades de emprego e com as atividades paralisadas.
“Estamos acompanhando de perto os impactos da pandemia do novo coronavírus na nossa cidade e, como a situação de emergência em saúde pública ainda persiste, decidimos ampliar o prazo para que os proprietários de imóveis em Teresina tenham mais tempo para se reorganizarem, sobretudo financeiramente, e consigam pagar seus impostos sem prejuízos”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Francisco Canindé.
Para poder organizar a alteração do calendário, a prefeitura estará comunicando as instituições financeiras e solicitando que as mesmas atualizem as datas dos carnês de pagamento do IPTU 2020.
“Estamos enviando um ofício comunicando todas as instituições financeiras sobre a mudança do prazo e determinando que elas mantenham o recebimento correspondente aos pagamentos relativos aos tributos obedecendo as novas datas”, explicou o secretário.
Conforme portaria municipal, as novas datas de vencimento do IPTU 2020 em Teresina seguem o calendário abaixo:
- cota única (31/07/2020);
- Cota 01 (31/07/2020);
- Cota 02 (31/08/2020);
- Cota 03 (30/09/2020);
- Cota 04 (30/10/2020);
- Cota 05 (30/11/2020)
- Cota 06 (30/12/2020).