Prefeitura atualiza o IPTU 2020 Belém com nova data para pagamento

Moradores da capital do Pará terão novas datas para quitar o IPTU 2020 Belém. Na última semana, a prefeitura municipal informou que o prazo de pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano foi remarcado para o dia 20 de junho. A taxa que tinha o vencimento ainda no primeiro trimestre deste ano, foi remarcada por causa dos efeitos do novo coronavírus 

Prefeitura atualiza o IPTU 2020 Belém com nova data para pagamento (Imagem: Reprodução - Google)
Prefeitura atualiza o IPTU 2020 Belém com nova data para pagamento (Imagem: Reprodução – Google)

Com a decisão da prorrogação, os contribuintes que desejarem ter acesso aos novos carnês de cobrança deverão acessar o site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Por meio da página belem.pa.gov.br/sefin, a população poderá emitir uma segunda via gratuitamente e quita-la online através da leitura do código de barras. 

Para poder gerar o documento, basta ir até a opção tributos, selecionar a função IPTU e informar o número de registro do imóvel. O usuário, ao confirmar os dados, terá acesso imediato ao seu cadastro, onde poderá conferir, além dos boletos atuais, taxações antigas em caso de inadimplência.  

Para poder quitar os valores, basta copiar o número sequencial do carnê ou então usar aparelhos eletrônicos e apps das instituições financeiras para ler o código de barras. É importante que a comprovação do pagamento seja guardada em caso de erros de sistema, ou falta de registro do mesmo.   

Além dos valores do IPTU 2020 Belém, o portal ainda fornecerá as cobranças referentes às taxas de resíduos sólidos e de urbanização.

Nesse caso, os pagamentos também estão previstos para o dia 20 de junho e contarão com um desconto de 10% para quem optar pela cota única. Já aqueles que desejarem parcelar, poderão quitar o imposto em até sete vezes sem reajustes. 

“São mais benefícios fiscais que juntam aos demais já anunciados, demonstração de total sensibilidade da Prefeitura de Belém para este momento especial e como forma de incentivar a retomada da economia do município”, explicou o titular da Sefin, José Capeloni. 

O governo reforça ainda que houve prorrogação para a guia de pagamento da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL), conhecida como alvará de funcionamento, e do Imposto Sobre Serviço (ISS) – Pessoa Física.  

Nesse caso, o débito deve ser finalizado até o dia 10 de junho e beneficiará profissionais liberais e autônomos. “Estamos privilegiando, em especial, os profissionais autônomos, como a classe médica e demais profissionais liberais”, frisou o secretário Capeloni. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.