Prefeitura atualiza o IPTU 2020 Belém com nova data para pagamento

Moradores da capital do Pará terão novas datas para quitar o IPTU 2020 Belém. Na última semana, a prefeitura municipal informou que o prazo de pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano foi remarcado para o dia 20 de junho. A taxa que tinha o vencimento ainda no primeiro trimestre deste ano, foi remarcada por causa dos efeitos do novo coronavírus 

Prefeitura atualiza o IPTU 2020 Belém com nova data para pagamento (Imagem: Reprodução - Google)
Prefeitura atualiza o IPTU 2020 Belém com nova data para pagamento (Imagem: Reprodução – Google)

Com a decisão da prorrogação, os contribuintes que desejarem ter acesso aos novos carnês de cobrança deverão acessar o site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Por meio da página belem.pa.gov.br/sefin, a população poderá emitir uma segunda via gratuitamente e quita-la online através da leitura do código de barras. 

Para poder gerar o documento, basta ir até a opção tributos, selecionar a função IPTU e informar o número de registro do imóvel. O usuário, ao confirmar os dados, terá acesso imediato ao seu cadastro, onde poderá conferir, além dos boletos atuais, taxações antigas em caso de inadimplência.  

Para poder quitar os valores, basta copiar o número sequencial do carnê ou então usar aparelhos eletrônicos e apps das instituições financeiras para ler o código de barras. É importante que a comprovação do pagamento seja guardada em caso de erros de sistema, ou falta de registro do mesmo.   

Além dos valores do IPTU 2020 Belém, o portal ainda fornecerá as cobranças referentes às taxas de resíduos sólidos e de urbanização.

Nesse caso, os pagamentos também estão previstos para o dia 20 de junho e contarão com um desconto de 10% para quem optar pela cota única. Já aqueles que desejarem parcelar, poderão quitar o imposto em até sete vezes sem reajustes. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
OPORTUNIDADE
imagem do cartão
Novo Cartão de crédito queridinho do Brasil, sem anuidade e que você pode solicitar agora 34.787 pessoas já solicitaram

“São mais benefícios fiscais que juntam aos demais já anunciados, demonstração de total sensibilidade da Prefeitura de Belém para este momento especial e como forma de incentivar a retomada da economia do município”, explicou o titular da Sefin, José Capeloni. 

O governo reforça ainda que houve prorrogação para a guia de pagamento da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL), conhecida como alvará de funcionamento, e do Imposto Sobre Serviço (ISS) – Pessoa Física.  

Nesse caso, o débito deve ser finalizado até o dia 10 de junho e beneficiará profissionais liberais e autônomos. “Estamos privilegiando, em especial, os profissionais autônomos, como a classe médica e demais profissionais liberais”, frisou o secretário Capeloni. 

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.