Vestibulares 2021: em decorrência do coronavírus, UFRGS adia provas!

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), assim como outras instituições de ensino, adiaram as provas dos vestibulares 2021 por tempo indeterminado. A informação foi confirmada pelo reitor Rui Vicente Oppermann na última quinta-feira (21). O processo seletivo estava previsto para ocorrer nos finais de semana de 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro.

Vestibulares 2021: em decorrência do coronavírus, UFRGS adia provas!
Vestibulares 2021: em decorrência do coronavírus, UFRGS adia provas! (Imagem: Eugenio Hansen, OFS)

As atividades presenciais da universidade foram interrompidas em 16 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil. Com isso, o calendário escolar, que contempla o vestibular, também foi suspenso.

Segundo Oppermann, a nova data do vestibular levará em conta o término do ano letivo de 2020, que mal foi iniciado.

Quando as atividades forem retomadas, a primeira missão dos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Universitário será refazer o calendário, mas ainda não há estimativa para que isso ocorra. No Rio Grande do Sul, um decreto estadual impede o retorno presencial ao longo do mês de junho.

Previsão de retorno da UFRGS

Por enquanto, as atividades presenciais seguem suspensas até 31 de maio, mas o período pode ser prorrogado.

Segundo o reitor, um comitê interno criado para o enfrentamento à pandemia deve se reunir para discutir a situação ainda nesta segunda (25). O grupo está elaborando modelos com diferentes protocolos adequados à pandemia para a retomada, mas a tendência é que as aulas não voltem antes de julho.

Apesar disso, a UFRGS mantém atividades de pesquisa e extensão, como produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), consultoria financeira para empresas, auxílio a famílias em situação de vulnerabilidade, entre outras.

O Hospital das Clínicas da universidade também segue com atendimentos, inclusive de enfrentamento ao coronavírus.

Ingresso no ensino superior pela UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma das instituições públicas mais bem avaliadas do país. Atualmente, conta com mais de 29 mil alunos de graduação e 12 mil de pós-graduação, com atividades em cinco campi, nas áreas de ciências exatas, humanas, da saúde, entre outras.

Além do vestibular tradicional, também adota o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma de ingresso de novos alunos, para 30% das vagas da graduação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!