Confira as datas do Sisu, do ProUni e do Fies para o 2º semestre de 2020

Com a suspensão de aulas na maioria das faculdades brasileiras, os processos seletivos como o Sisu, Prouni e Fies deste ano para ingresso no ensino superior estão incertos. Ainda assim, o Governo Federal tem mantido as datas dos programas do Ministério da Educação (MEC) que utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Confira as datas do Sisu, do ProUni e do Fies para o 2º semestre de 2020
Candidatos precisam estar atentos às datas dos programas federais (Imagem: Divulgação)

Os prazos de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2020 foram divulgadas pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, na última semana.

O primeiro a ser aberto será o Sisu, em 16 de junho. O ProUni será aberto em 23 de junho e o Fies no dia 30 de junho. Os editais com os cronogramas completos ainda não foram divulgados, mas os candidatos podem acompanhar as atualizações no site de cada programa.

Primeiro semestre em andamento

As edições do primeiro semestre do ProUni e do Fies não foram completamente encerradas e as chamadas da lista de espera do Sisu 2020/1 foram paralisadas, mas ainda há vagas a serem ocupadas em algumas universidades.

Com a suspensão das atividades presenciais, as instituições não estão recebendo matrículas dos aprovados nas chamadas da lista de espera do primeiro semestre, o que adiou o andamento do programa.

A situação é a mesma na maioria das faculdades particulares, que não estão recebendo os pré-selecionados da lista de espera do ProUni 2020/1 para a confirmação dos dados. De acordo com o MEC, um novo edital da lista de espera do ProUni deverá ser divulgado em breve.

No caso do Fies, as inscrições para a lista de espera do primeiro semestre ainda estavam abertas quando as atividades foram suspensas. Por isso, o Ministério prorrogou o prazo por tempo indeterminado.

Datas do Sisu, do ProUni e do Fies para o 2º semestre de 2020

Sisu: o Sistema de Seleção Unificada seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem.

Atualmente, representa a principal forma de ingresso em cursos de graduação no Brasil. Inscrições 2020/2: 16 a 19 de junho.

ProUni: o Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em faculdades particulares para estudantes de baixa renda que ainda não têm curso superior. Inscrições 2020/2: 23 a 26 de junho.

Fies: o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) viabiliza o ingresso a instituições particulares de ensino superior por meio do financiamento das mensalidades.

Também é destinado a estudantes de baixa e média renda, que podem pagar o empréstimo em condições acessíveis depois de concluir o curso. Inscrições 2020/2: 30 de junho a 3 de julho.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!