publicidade

Desenvolvido em parceria entre a Visa e o Itaú Unibanco, o novo Credicard Beta busca ser ainda mais simples e completo que seu antecessor, o Credicard Zero.

Credicard Zero
Credicard Beta: conheça o cartão sem anuidade do Itaú, concorrente do Nubank. (Foto: Google)
publicidade

Segundo a equipe por trás do projeto o cartão vai contar com as melhores características do Zero, sem cobrança de anuidade e tecnologia NFC (faz pagamento por aproximação).

Os principais diferenciais para concorrer com o popular “roxinho” da Nubank são a agilidade no cadastro e atendimento ao usuário.

Receita de sucesso do Nubank

Em todas as comparações que já fizemos entre os cartões de crédito sem anuidade, as principais características que diferenciavam o cartão da Nubank sempre foram a facilidade de controlar o cartão pelo aplicativo, o atendimento a qualquer momento e a possibilidade de movimentar a conta digital sem pagar tarifas nem TEDs.

Embora muitas outras empresas de cartão de crédito tenham aparecido desde o lançamento do cartão da Nubank, parece que nenhuma outra alcançou tanta popularidade.

Além da isenção de tarifas ser uma grande novidade na época, o atendimento ao usuário era muito diferente daquele prestados nos bancos tradicionais com longas filas e vários dias úteis de espera para resolução de problemas simples.

Por outro lado, a novidade deu tão certo que acabou acordando a concorrência e fez muitos bancos mudarem completamento o posicionamento em relação aos clientes.

Se hoje é tão comum encontrar cartões gratuitos, que podem ser pedidos pelo celular em poucos minutos, muito se deve ao movimento iniciado pelo Nubank.

É exatamente para recuperar esse tipo de cliente que bancos como o Itaú investem cada vez mais em aplicativos mais simples, rápidos e completos. Além é claro da diminuição nas taxas cobradas pelos cartões.

Proposta do Credicard Beta

Com o lançamento do cartão Credicard para os primeiros clientes está marcado para julho, as empresas emissoras prometem facilitar a vida dos clientes na hora de solicitar o cartão.

Segundo Rubens Fogli, diretor do Itaú Unibanco, serão necessários apenas 5 minutos para o cliente realizar o cadastro e se aprovado já receber a versão virtual do cartão para compras oni-line.

O aplicativo também contará com uma aba de comunidade para que os usuários possam fazer perguntas e dar sugestões, parecidos com um fórum, mas com a moderação dos funcionários.

Uma outra característica que pode te ajudar a evitar golpes de clonagem de cartão é não mostrar os números do cartão na versão física.

Lançamento do novo cartão Credicard Beta está previsto para julho de 2020

Essa diferença já é comum em vários países, uma vez que a numeração pode ser facilmente consultada pelo celular e deixá-la impressa no cartão físico é mais uma porta aberta para que alguém consigo copiar os números e ter acesso ao seu cartão.

Credicard Beta será melhor que Nubank?

Ainda é cedo para saber se tudo isso será suficiente para ultrapassar a popularidade do cartão da Nubank.

Por outro lado, muitas das ideias para o cartão parecem extremamente úteis e criativas e tudo indica que tem um grande potencial para concorrer com o “roxinho”.

A maior dificuldade, na minha opinião, é conseguir manter a agilidade e qualidade  no atendimento ao usuários, ainda mais em tempos de quarentena que pode complicar a vida dos funcionários.

Sabemos que a concorrência na maioria das vezes é benéfica aos clientes que terão mais uma possibilidade na hora de escolher um cartão de crédito zero tarifa e sem sair de casa.

COMENTÁRIOS

Sandro Campos possui bacharelado em Ciências e Humanidades e Ciências Econômicas pela Universidade Federal do ABC (UFABC). No mercado de trabalho, tem passagem pelo Banco Mercantil do Brasil, como gerente de relacionamento. Atuou também como assessor de investimentos no Itaú Personnalité e na XP Investimentos. Atualmente, trabalha como  Consultor Financeiro e dedica-se à redação do portal FDR.