Barrado! Justiça suspende reabertura do comércio em Duque de Caxias

Prefeitura de Duque de Caxias poderá responder judicialmente pela quebra do isolamento social. Após liberação das atividades comerciais, sob aprovação do prefeito Washington Reis (MDB), a Defensoria Pública estadual enviou um informe para o gestor, determinando a retomada da quarentena na cidade. De acordo com o texto, a população deverá se manter em casa e todos os estabelecimentos, considerados não essenciais, precisarão ser fechados sob risco de multas diárias de até R$ 10 mil.  

Barrado! Justiça suspende reabertura do comércio em Duque de Caxias (Imagem: Reprodução - Google)
Barrado! Justiça suspende reabertura do comércio em Duque de Caxias (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com o poder judicial, a decisão de encerramento da quarentena foi antecipada e poderá colocar em risco a vida de todos os cidadãos. Desse modo, foi articulado um decreto no qual poderá penalizar diretamente o prefeito, enquanto autor da medida de retomada.

A determinação, concedida pela juíza Elizabeth Maria Saad, da 3ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), solicita que todos retomem as devidas ações de precaução contra o novo coronavírus 

De acordo com a magistrada, o decreto de retomada do comércio deverá ser suspenso dentro de um prazo de 48h, apresentando um  “laudo técnico contrário às evidências científicas postas nacional e internacionalmente demostrando à população que o ato municipal não implica em risco à saúde pública e maior impacto social.” 

Posicionamento da prefeitura de Duque de Caxias 

Mediante o confronto, a prefeitura de Duque de Caxias informou, por meio de uma nota técnica, que ainda não tinha recebido a intimação e que está no aguardo para que a Procuradoria Geral do Município (PGM) desenvolva uma defesa.  

Atuado como o responsável, Washington também se pronunciou alegando que irá assumir a responsabilidade da flexibilização, caso o número de infectados se eleve.  

— A responsabilidade é toda minha como prefeito. Também tenho responsabilidade com a arrecadação, que caiu pela metade. Se em junho eu não tiver arrecadação para pagar os médicos, não vamos ter médico. Estou fazendo com muita responsabilidade. Agora, o problema é meu de responsabilidade, mas o problema é nosso enquanto população. A população está consciente, os comerciantes estão conscientes. O comerciante que não colaborar será lacrado e perderá o alvará. Chamamos as pessoas para responsabilidade — explicou. 

Espera-se que até amanhã (27) a gestão publique uma resposta sobre a nova quarentena e também aplique as medidas de isolamento e higienização necessárias.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.