Moradores da capital do Pará terão novas datas para quitar o IPTU 2020 Belém. Na última semana, a prefeitura municipal informou que o prazo de pagamento da cota única do Imposto Predial Territorial Urbano foi remarcado para o dia 20 de junho. A taxa que tinha o vencimento ainda no primeiro trimestre deste ano, foi remarcada por causa dos efeitos do novo coronavírus.
Com a decisão da prorrogação, os contribuintes que desejarem ter acesso aos novos carnês de cobrança deverão acessar o site da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Por meio da página belem.pa.gov.br/sefin, a população poderá emitir uma segunda via gratuitamente e quita-la online através da leitura do código de barras.
Para poder gerar o documento, basta ir até a opção tributos, selecionar a função IPTU e informar o número de registro do imóvel. O usuário, ao confirmar os dados, terá acesso imediato ao seu cadastro, onde poderá conferir, além dos boletos atuais, taxações antigas em caso de inadimplência.
Para poder quitar os valores, basta copiar o número sequencial do carnê ou então usar aparelhos eletrônicos e apps das instituições financeiras para ler o código de barras. É importante que a comprovação do pagamento seja guardada em caso de erros de sistema, ou falta de registro do mesmo.
Além dos valores do IPTU 2020 Belém, o portal ainda fornecerá as cobranças referentes às taxas de resíduos sólidos e de urbanização.
Nesse caso, os pagamentos também estão previstos para o dia 20 de junho e contarão com um desconto de 10% para quem optar pela cota única. Já aqueles que desejarem parcelar, poderão quitar o imposto em até sete vezes sem reajustes.
“São mais benefícios fiscais que juntam aos demais já anunciados, demonstração de total sensibilidade da Prefeitura de Belém para este momento especial e como forma de incentivar a retomada da economia do município”, explicou o titular da Sefin, José Capeloni.
O governo reforça ainda que houve prorrogação para a guia de pagamento da Taxa de Licença para Localização e Funcionamento (TLPL), conhecida como alvará de funcionamento, e do Imposto Sobre Serviço (ISS) – Pessoa Física.
Nesse caso, o débito deve ser finalizado até o dia 10 de junho e beneficiará profissionais liberais e autônomos. “Estamos privilegiando, em especial, os profissionais autônomos, como a classe médica e demais profissionais liberais”, frisou o secretário Capeloni.