Aposentados e pensionistas do INSS seguem com os serviços paralisados em todo o país. Nessa sexta-feira (22), o Instituto Nacional do Seguro Social informou o novo prazo de reabertura de suas unidades físicas. Devido a pandemia do coronavírus, as agências estão de portas fechadas e os atendimentos estão ocorrendo pelo portal Meu INSS,ou aplicativo. De acordo com o texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), as atividades presenciais estão suspensas até o dia 19 de junho.
De acordo com administração da previdência, a decisão levou em consideração a proliferação do Covid-19 que está matando mais de mil pessoas por dia em todo o território nacional.
Em texto publicado, o instituto alega que a medida “visa a proteção da coletividade durante o período de enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus (covid-19)”.
Como resolver questões do INSS durante a pandemia?
Enquanto as unidades presenciais estiverem fechadas, os aposentados e pensionistas que tiverem pendencias com o instituto deverão resolve-las por meio dos portais digitais. No site do INSS, é possível acompanhar as análises dos benefícios, solicitar novos auxílios e comprovar as documentações solicitadas pela administração.
As mesmas funções estão estendidas no aplicativo Meu INSS. O acesso a ferramenta é gratuito e pode ser baixado por meio da loja de app de qualquer celular com sistema IOS ou Android. Além de conferir a situação dos benefícios, a plataforma permite também consultas nos valores a serem recebidos e datas dos depósitos.
Atividades presenciais como perícias médicas
No caso daqueles que estão recebendo algum auxílio por incapacidade, como o auxílio doença, a comprovação médica deixou de ser realizada pelas perícias do instituto e agora está sendo feita com envio do atestado por e-mail.
Para isso, o segurado precisa de um atestado gerado por um profissional de saúde que valide seu quadro clínico.
O documento deve ser enviado para o INSS por e-mail que deverá responder dentro de até 30 dias. É importante lembrar que quem está sob respaldo do auxílio doença não poderá ter o benefício cancelado até o fim do período de calamidade pública.
Isso significa que, mesmo se o INSS não comprovar o recebimento do documento (em caso de renovação), o segurado deverá permanecer recebendo seu auxílio.