BPC: quem recebe, qual valor, como se inscrever e benefícios!

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) nada mais é que uma garantia de um salário mínimo mensal dado às pessoas com deficiência ou idosos. Para isso, é preciso que essas pessoas comprovem que não possuem meios para se manter financeiramente.

BPC: quem recebe, qual valor, como se inscrever e benefícios!
BPC: quem recebe, qual valor, como se inscrever e benefícios! (Reprodução: Google)

De acordo com as regras, para receber é preciso que o indivíduo tenha renda de até ¼ do salário mínimo por pessoa. Além disso, não é necessário ter contribuído com o INSS.

Todo o processo de solicitação é feito de forma online e não precisa que o possível beneficiário compareça até uma agência.

Critérios para o recebimento do BPC

Para as pessoas que possuam algum tipo de deficiência, é preciso que esse impedimento seja de pelo menos dois anos. A natureza da deficiência pode ser física, mental, intelectual ou sensorial.

Já no caso dos idosos, além da regra a respeito da renda, é necessário ter residência fixa no país, ter nacionalidade brasileira e não receber nenhum outro tipo de benefício. Atualmente o valor do BPC é de um salário mínimo por mês.

Como efetuar a solicitação:

  • O primeiro passo é acessar o Meu INSS. Esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente ou é possível acessar através do site meu.inss.gov.br;
  • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos;
  • Clique em “novo requerimento”, “atualizar”, atualize as informações que considerar pertinentes, e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “deficiência” e selecione o serviço desejado;
  • Caso seja necessário que o atendimento seja presencial, o segurado será informado através do sistema;
  • Para acompanhas sua solicitação, basta acessar o Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

É preciso lembrar que antes de solicitar o benefício, o segurado deve ser cadastrado no CadÚnico. Aqueles que já são cadastrados precisam ter atualizado seus dados pelo menos uma vez nos últimos dois anos.

É possível que após o cadastro no Meu INSS seja solicitada a apresentação de algum documento. Por isso é importante acompanhar o andamento do pedido.

Em caso de mais dúvidas, entre em contato através do canal de atendimento de número 135.