Valor do 13° do INSS: nova rodada caí na conta do pensionista 2ª feira

Nova rodada de pagamentos do INSS beneficiará milhares de brasileiros. A partir da próxima segunda-feira (25), mais de 30 milhões de aposentados e pensionistas começarão a receber os valores referentes a segunda parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social. A liberação, que normalmente acontece apenas no segundo semestre, foi antecipada como uma das medidas de contenção da crise gerada pelo novo coronavírusSe você está em dúvidas sobre o valor do 13° do INSS, confira mais detalhes no artigo abaixo.

Valor do 13° do INSS: nova rodada caí na conta do pensionista 2ª feira (Imagem: Reprodução - Google)
Valor do 13° do INSS: nova rodada caí na conta do pensionista 2ª feira (Imagem: Reprodução – Google)

Nesse momento, o INSS irá pagar a segunda rodada do benefício. O valor da primeira parcela foi enviado no mês de abril e equivaleu a 50% do salário pago ao beneficiário.

Na segunda rodada, o pagamento também será de 50%, mas contará com reajustes do Imposto de Renda. O valor do 13° do INSS irá variar de acordo com a situação de cada cadastrado que poderá ou não sofrer reduções a depender de seu IRPF. 

Quem tem direito ao décimo do INSS?  

Poderá receber a quantia todos os aposentados e pensionistas que, durante o último ano, foram contemplados com auxílios previdenciários, como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. 

No entanto, é válido ressaltar que, quem recebeu benefícios assistenciais – Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) – não poderá contar com a décima terceira parcela.  

Calendário da segunda parcela do valor do 13° do INSS 

A ordem de pagamentos é definida de acordo com a numeração final do cartão do benefício. Para saber qual o seu dia, basta desconsiderar o dígito presente no documento e conferir o numeral na lista abaixo.

É válido ressaltar que, quem recebe até um salário mínimo tem o depósito feito primeiro, priorizando pessoas acima dos 60 anos e beneficiários do auxílio doença.  

Para quem ganha até um salário mínimo 

  • Final 1: 25/05 
  • Final 2: 26/05 
  • Final 3: 27/05 
  • Final 4: 28/05 
  • Final 5: 29/05 
  • Final 6: 01/06 
  • Final 7: 02/06 
  • Final 8: 03/06 
  • Final 9: 04/06 
  • Final 0: 05/06 

Para quem recebe mais do que um salário mínimo: 

  • Finais 1 e 6: 01/06 
  • Finais 2 e 7: 02/06 
  • Finais 3 e 8: 03/06 
  • Finais 4 e 9: 04/06 
  • Finais 5 e 0: 05/05 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.