Veja Também | FDR.TV


 

Crise do novo coronavírus faz com que governos antecipem feriados. Nessa semana, a prefeitura de Aracaju e o governador de Sergipe informaram que o calendário festivo da região será antecipado. Na tentativa de reforçar as taxas do isolamento social e minimizar os impactos econômicos da pandemia, a gestão pública transferiu os feriados da Emancipação Política do estado e de São João para o mês de maio. 

Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado (Imagem: Reprodução - Google)
Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Normalmente, as datas são comemoradas nos dias 8 e 24 de julho, respectivamente. No entanto, este ano, com a proliferação do covid-19 a região contará com modificações.

O poder público defende que tal transferência poderá resultar em uma retomada as atividades em junho. Espera-se que com um isolamento mais eficaz em maio, o número de infectados diminuía e assim o comércio e demais setores possam voltar a funcionar no próximo mês.  

Mediante as determinações, o novo calendário de Sergipe ficará na seguinte forma: 

  • 22 de maio: antecipação do feriado da Emancipação de Sergipe 
  • 23 de maio: sábado 
  • 24 de maio: domingo 
  • 25 de maio: antecipação do feriado de São João em Aracaju/ponto facultativo no estado 
  • 26 de maio: ponto facultativo no estado (transferência da sexta para a terça-feira) 

Fique por dentro do funcionará nos feriados em Sergipe 

Durante os feriados e no meio da quarentena, é preciso ficar atento aos serviços que estarão em funcionamento, supermercados e farmácia continuarão atendendo em tempo integral, pois são considerados atividades essenciais.  

Já as feiras livres e mercados municipais irão variar. Nesta sexta-feira (22), o Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco e os mercados setoriais (bairros) funcionam no horário das 5h30 às 13h30. Já os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco ficarão fechados. 

As feiras livres do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana vão funcionar apenas sexta, cumprindo as recomendações da vigilância sanitária.  

Os bancos deverão abrir na sexta e na segunda-feira, seguindo o horário das 9h até às 14h, enquanto as agências lotéricas deverão ficar fechadas.  

As unidades de saúde públicas, UPAS e hospitais permanecerão abertas em sistema 24 horas. Clínicas privadas e demais centros de atendimento seguirão o horário conforme a administração desejar.  

COMENTÁRIOS

Maria Eduarda Andrade, mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.