Crise do novo coronavírus faz com que governos antecipem feriados. Nessa semana, a prefeitura de Aracaju e o governador de Sergipe informaram que o calendário festivo da região será antecipado. Na tentativa de reforçar as taxas do isolamento social e minimizar os impactos econômicos da pandemia, a gestão pública transferiu os feriados da Emancipação Política do estado e de São João para o mês de maio. 

publicidade
Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado (Imagem: Reprodução - Google)
Sergipe antecipa feriados e cria mega recesso; saiba o que funciona no estado (Imagem: Reprodução – Google)
publicidade

Normalmente, as datas são comemoradas nos dias 8 e 24 de julho, respectivamente. No entanto, este ano, com a proliferação do covid-19 a região contará com modificações.

O poder público defende que tal transferência poderá resultar em uma retomada as atividades em junho. Espera-se que com um isolamento mais eficaz em maio, o número de infectados diminuía e assim o comércio e demais setores possam voltar a funcionar no próximo mês.  

Mediante as determinações, o novo calendário de Sergipe ficará na seguinte forma: 

  • 22 de maio: antecipação do feriado da Emancipação de Sergipe 
  • 23 de maio: sábado 
  • 24 de maio: domingo 
  • 25 de maio: antecipação do feriado de São João em Aracaju/ponto facultativo no estado 
  • 26 de maio: ponto facultativo no estado (transferência da sexta para a terça-feira) 

Fique por dentro do funcionará nos feriados em Sergipe 

Durante os feriados e no meio da quarentena, é preciso ficar atento aos serviços que estarão em funcionamento, supermercados e farmácia continuarão atendendo em tempo integral, pois são considerados atividades essenciais.  

Já as feiras livres e mercados municipais irão variar. Nesta sexta-feira (22), o Mercado Municipal Maria Virgínia Leite Franco e os mercados setoriais (bairros) funcionam no horário das 5h30 às 13h30. Já os mercados Thales Ferraz e Antônio Franco ficarão fechados. 

As feiras livres do Castelo Branco, Suíssa, Agamenon e Aruana vão funcionar apenas sexta, cumprindo as recomendações da vigilância sanitária.  

Os bancos deverão abrir na sexta e na segunda-feira, seguindo o horário das 9h até às 14h, enquanto as agências lotéricas deverão ficar fechadas.  

As unidades de saúde públicas, UPAS e hospitais permanecerão abertas em sistema 24 horas. Clínicas privadas e demais centros de atendimento seguirão o horário conforme a administração desejar.  

Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.