TransformaGov adiciona NOVO ministério no programa

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é o décimo órgão federal a participar do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGov). Entre os projetos estabelecidos estão a migração de todas as transferências do órgão para a Plataforma +Brasil, e a admissão de capacitações dirigidas para a melhora da gestão das transferências de recursos.

TransformaGov adiciona NOVO ministério na plataforma
TransformaGov adiciona NOVO ministério na plataforma (Foto Google)

Partindo disto, o MDR tem metas determinadas para modernizar a sua gestão até o final do próximo ano.

O secretário de Gestão do Ministério da Economia Christiano Heckert falou que o diferencial do TransformaGov é a abordagem sistêmica de todas as dimensões em torno da melhoria da gestão.

Ele acredita que com a adesão de um olhar abrangente e a mobilização de recursos que até o momento estavam dispersos, em poucos meses o patamar de desempenho do MDR será alavancado.

Cristiano explicou que o MDR vai contar com a equipe da Secretaria de Gestão para desempenhar a implementação de medidas em várias áreas, como logística, transferências da União, gestão estratégias e estruturas organizacionais.

A finalidade do programa é privilegiar as ações relevantes para a melhora da gestão, através da tomada de soluções fornecidas pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital que também esta ligada ao Ministério da Economia.

Este ano ainda, o MDR deve trabalhar na implementação da gestão de riscos, através de uma portaria para formaliza-la. Entre as 27 ações determinadas no plano de trabalho da pasta, existe uma que trata da migração de todas as transferências do órgão para a Plataforma +Brasil até 2021.

Falando mais sobre relação à melhoria da gestão das transferências de recursos, o acordo prevê a realização de capacitação de servidores a respeito das ferramentas de gestão da Plataforma e o Modelo de Excelência em Gestão.

É projetado também a tomada de medidas direcionadas à melhoria do processo de trabalho do órgão como, por exemplo, a adoção da solução de Protocolo Eletrônico e a implantação do módulo de governança e gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para acompanhamento remoto do órgão central.

TransformaGov

O programa TransformaGov, sugere medidas de eficiência através de cinco grupos de ações: governança e gestão estratégica, processos internos, gestão de pessoal, estruturas organizacionais e serviços à sociedade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.