Novo golpe na internet usa Correios para roubar dados dos usuários

Se já não bastasse as tristes noticias relacionadas ao coronavírus, em meio a pandemia podemos observar um aumento nas tentativas de golpes pela internet. Desta vez é o nome dos Correios que estão sendo usados para a fraude. Os criminosos estão enviando um email com o titulo “Tentativa de entrega sem sucesso”.

Novo golpe na internet usa Correios para roubar dados dos usuários
Novo golpe na internet usa Correios para roubar dados dos usuários (Imagem: Pixabay)

Cleize recebeu um e-mail com este título que supostamente era remetido pelos Correios. Como ela não sabia do que se travava, abriu o email para ler. Ao clicar no link contido na mensagem, Cleize foi direcionada para uma suposta página dos Correios onde ela abriu uma aba que falava sobre um formulário, e iniciou o download.

Já incomodada e desconfiando de que se tratava de golpe, ela continuava intrigada e resolveu responder o email que havia recebido questionando como tiveram acesso a seu endereço de email, já que não tinha fornecido a ninguém.

Com receio, Cleize cancelou o download, apagou o histórico e o email recebido. Mesmo após isto, ela continuou receosa que seu tablet pudesse ter sido infectado e que os criminosos pudessem ter acesso a todos seus arquivos como fotos, redes sociais e o próprio email.

Querendo saber como proceder nessa situação, ela entrou em contato com um especialista que confirmou que a mensagem era maliciosa, mas que não significa que o tablet e os dados estejam em risco.

A entrevista da Cleize foi concedida para o portal G1, e serviu como alerta a todos os usuários de serviços na internet.

É importante que todos saibam que os criminosos conseguem endereços de email por toda a internet. Caso você tenha divulgado o seu em algum lugar, possivelmente ele entrará nas listas de endereços que os bandidos criam para mandar esse e outros tipos de golpes.

Mesmo que seu e-mail seja utilizado apenas de forma restrita, os criminosos podem ter acesso ao seu endereço de um amigo seu que caiu em uma dessas fraudes ou em vazamentos de dados como por exemplo, uma loja que foi fraudada e os dados dos clientes foram divulgados.

Com isso, a constatação e de que receber mensagens como esta é infelizmente normal e faz parte do dia a dia na rede mundial de computadores. Os hackers disparam esses e-mails para milhares ou até milhões de pessoas de uma única vez, então não imagine que você foi especificamente escolhido pelo criminoso.

O que os criminosos querem é atrair sua atenção e deixar a vítima curiosa ou assustada. Eles querem que você clique em links nas mensagens que sempre são enviadas com as palavras urgente, conta em atraso, entre outras.

Sempre que estiver com dúvidas sobre a veracidade da mensagem, não clique nos links da mensagem. Se precisar, entre em contato com a empresa ou instituição mencionada no email, por telefone ou site da empresa para confirmar sua veracidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.