Veja Também | FDR.TV


 

No último domingo (17), o lockdown, que é o bloqueio total dos serviços que não são essenciais, terminou nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís no Maranhão. Essa determinação de fechamento das cidades foram tomadas para conter a disseminação do coronavírus. 

Lockdown em São Luís chega ao fim e comércio volta a reabrir
Lockdown em São Luís chega ao fim e comércio volta a reabrir (Foto: Google)
publicidade

A partir da última segunda-feira (18), começaram a entrar em vigor as regras que já tinham sido colocadas em prática no último decreto do governo do Maranhão, divulgado antes do início da medida.

Apesar disso, as mudanças estão suspensas por conta da declaração de autorização de trânsito para os funcionários de serviços essenciais e o rodízio de veículos nas cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Segundo o governo do estado, essas novas determinações serão editadas em novo decreto divulgado ainda esta semana pelo governador Flávio Dino (PCdoB). 

Essas regras são válidas apenas para a Ilha de São Luís. Já para as outras cidades, as prefeituras vão poder estabelecer regras mais flexíveis, levando em consideração o número de casos do coronavírus. 

O que deixou de valer no lockdown?

O rodízio de veículos não vale mais desde a última sexta-feira (15), com isso os veículos de qualquer placa podem circular.

Os shoppings centers, cinemas, academias, teatros, bares, casas noturnas, salões de beleza e atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes, continuam fechados, ao menos que o serviço seja realizado por delivery e drive-thru.

Além disso a frota de ônibus voltou a sua circulação normal, realizando parada em todos os pontos da cidade. 

O que continua valendo?

As aulas continuam suspensas até o dia 1º de junho, porém ainda não se sabe se voltarão após essa data.

O uso da máscara continua sendo obrigatório em todos os locais públicos e privados que tenham uso coletivo em todo o estado.

Podem funcionar supermercados, porém apenas com metade da capacidade, farmácias, delivery de alimentos, óticas, serviços drive-thru, entrega e retirada de lavanderia, lojas de tecido, postos de combustíveis e lojas de material de construção.

O estado do Maranhão tem 12.492 pessoas com o coronavírus em 187 municípios. O estado já tem cerca de 549 mortes pela doença.

COMENTÁRIOS

Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Atualmente, é redatora do portal FDR, produzindo pautas sobre economia popular e finanças.