INSS: Veja como CONSULTAR quanto tem na sua conta

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em tempos de pandemia e com as agências fechadas para atendimento ao público, devem ficar atentos na utilização de serviços digitais.

INSS: Veja como CONSULTAR quanto tem na sua conta (Reprodução/Internet)
INSS: Veja como CONSULTAR quanto tem na sua conta (Reprodução/Internet)

O INSS oferece ao contribuinte a plataforma Meu INSS, onde é possível realizar diversos serviços sem sair de casa, inclusive consultar extrato de rendimentos, benefícios e também solicitar novos auxílios.

Neste sentido, é importante ficar atento ao passo a passo para obter informações importantes como a consulta para saber quanto o beneficiário do Instituto recebe mensalmente, incluindo os serviços comuns.

Vale ressaltar que o benefício do INSS é repassado para a conta do banco do assegurado, o saque da quantia desejada depende do mesmo. Ou seja, caso ele receba R$ 2 mil do Instituto e deseja retirar apenas R$ 1 mil, é possível.

Com isto, o saldo em conta depende da movimentação que o mesmo realiza mensalmente, sempre considerando o valor do benefício recebido. Com isto, é necessário que o aposentado fique atento.

O saldo de conta é o que está vinculado ao banco no qual recebe. Para ter acesso, é só baixar o aplicativo ou entrar no site de onde o contribuinte recebe. Por exemplo, se for na Caixa, baixar o app do banco ou entrar no site.

A mesma medida vale para os demais bancos. Mas, mesmo com isto, é importante saber quanto o mesmo recebe através do INSS, para isto, através do Meu INSS é possível obter o extrato de rendimentos.

Nele, é detalhado o quanto o contribuinte recebe mensalmente, inclusive os possíveis descontos e outras informações que são convenientes a aparecerem no documento. O acesso é completamente digital.

Para isto, é necessário acessar o Meu INSS, caso seja o primeiro acesso no portal, será preciso fornecer os dados solicitados na área de login e realizar o cadastro, criando uma senha com, no mínimo, nove caracteres, sendo ao menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número. Caso já tenha algum cadastro no portal, basta inserir os dados.

Logado no portal, o contribuinte deverá seguir os seguintes passos: escolher a opção  “Extrato de Pagamento de Benefício”, do lado esquerdo da página, e emita o documento. Com ele em mãos, é possível saber todos os detalhes sobre o benefício.