Em meio a pandemia, as compras pela internet aumentaram bastante e as lojas estão procurando maneiras de estimular os possíveis clientes a adquirir seus produtos. Entre as estratégias está a redução do valor médio do frete, que caiu no mês de abril se comparado ao primeiro trimestre do ano. Entre janeiro e março o valor do frete era de 82 reais em média. Já em abril, momento do maior índice de isolamento social, este valor caiu para 70,63 reais, uma diminuição de 13,86%.
O levantamento dos valores foi realizado pelo comparador Reduza que fez o monitorando dos preços de frete de uma média de 120 mil buscas em seu site vindos de mais de 2.400 cidades pelo país, nos 26 estados e no DF.
A entrega grátis também esta sendo mais ofertada, segundo os dados da pesquisa. De janeiro a março, cerca e 19,09% dos produtos podiam ser comprados com envio gratuito. Já no último mês, esta porcentagem foi para 25,06%. Isto significa que a cada 1.000 produtos vendidos pelos estabelecimentos, 250 contaram com frete grátis.
Os sites de vendas que mais ofertaram frete grátis foram os ligados a moda e esporte. Lojas como Centauro, Dafiti e Netshoes a porcentagem de frete grátis atingiu mais de 60%
A Reduza afirma que o valor da entrega é uma das maiores causas de desistência de compras por parte dos consumidores, chegando a uma média de 70%. O Estudo de Propensão ao Consumo da SAP em 2018, já apontava esta questão.
Diante das medidas de contenção ao novo coronavírus que fecharam as lojas, muitos consumidores passaram a comprar pela internet em vários segmentos, sempre em busca de promoções e da comodidade de se comprar online e receber em casa.
O maior aumento até agora aconteceu nas vésperas do Dia das Mães, onde as vendas online cresceram 47% no mês de abril, de acordo com pesquisa feita em conjunto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a Konduto.
No momento da compra é importante pesquisar os valores tanto do produto como da entrega, já que o valor do frete pode significar até 40% do valor total de uma compra, e sua variação chega a 400% de uma loja para outra.