Veja Também | FDR.TV


 

Ainda impressionam os números de pessoas aguardando a aprovação para receber o auxílio emergencial do governo, são cerca de 10 milhões. Diante deste número, Pedro Guimarães, presidente da Caixa, alegou que este grupo é de pessoas que refizeram o cadastro no aplicativo ou site pela segunda ou terceira vez. Entre os erros que podem ter sido cometidos estão inconsistências nos dados e até CPF irregular.

Auxílio emergencial: 10 milhões AINDA aguardam aprovação do Dataprev
Auxílio emergencial: 10 milhões AINDA aguardam aprovação do Dataprev (Imagem: FDR)
publicidade

Guimarães também disse que a demora é oriunda da Dataprev e do Ministério da Cidadania que fazem o cruzamento de seus dados para liberar o pagamento do auxílio. Desta forma, ele afirma que dos 101,2 milhões de cadastros finalizados, cerca de 60 milhões foram aprovados, e 30 milhões reprovados.

Ele informa também que os solicitantes que permanecem em análise, cerca de 10% do montante total, não é possível dar uma resposta, pois a Dataprev e a Cidadania é quem realizam as análises.

Porém, dos 100 milhões de brasileiros, mais de 90% receberam uma resposta definitiva, seja a grande maioria que recebeu o benefício, seja vários que não podem receber por algum motivo que não se enquadra nas regras.

Quem perdeu o emprego em abril precisa aguardar

Com o agravamento da crise causada pelo coronavírus, muitas pessoas perderam o emprego no mês de abril. Isto fez com que dúvidas vindas deste grupo surgissem. A boa notícia é que caso se encaixem nas regras do auxílio emergencial, estas pessoas vão receber o auxílio, porém, precisam esperar um pouco.

“Essas pessoas vão receber o seu benefício, mas o que pode acontecer é algum tipo de espera para que a Receita valide essa nova situação de desemprego. O importante é que até o dia 03 de julho nós iremos continuar cadastrando e encaminhando os dados para validação da Dataprev. Todas as pessoas que se cadastrarem até essa data terão a possibilidade de receber as três parcelas”, explicou Pedro Guimarães.

Pagamento do auxílio emergencial esta semana

A Caixa Econômica iniciou esta semana o pagamento da primeira parcela do auxilio para uma média de 8,3 milhões de pessoas que foram aprovadas recentemente.

Estas pessoas recebem de acordo com o calendário de pagamentos que foi organizado pelo mês de nascimento.

Os demais já estão recebendo a segunda parcela que começou a ser paga para quem é beneficiário do Bolsa Família.

COMENTÁRIOS

Paulo Henrique Oliveira, formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo, atua como do redator do portal FDR produzindo matérias sobre economia em geral e também como repórter do site Aparato do Entretenimento cobrindo o mundo da TV e das artes.