Impostos cobrados sobre medicamentos usados em testes do Covid-19 são zerados

Após incentivar o uso de cloroquina no tratamento contra o novo coronavírus, presidente informa que os medicamentos em combate a pandemia terão os impostos zerados. Nessa segunda-feira (18), Jair Bolsonaro informou que o país ficará isento das taxações tributárias na importação para medicamentos em teste para o covid-19De acordo com ele, a decisão terá como finalidade incentivar a produção farmacêutica a entrar soluções para a pandemia.  

Impostos cobrados sobre medicamentos usados em testes do Covid-19 são zerados (Imagem: Reprodução - Google)
Impostos cobrados sobre medicamentos usados em testes do Covid-19 são zerados (Imagem: Reprodução – Google)

O comunicado foi feito através de seu perfil no Twitter e dividiu a opinião dos internautas a respeito. De acordo com ele, as alíquotas ficarão zeradas para mais de 100 medicamentos, sendo estes antivirais e antirretrovirais. A utilização das drogas vem sendo realizadas nos centros de pesquisa e hospitais, na tentativa de encontrar formas de combater a proliferação do vírus.  

“O Governo Federal zera impostos sobre medicamentos em teste para Covid-19. A isenção da alíquota do Imposto de Importação versa sobre mais de 100 medicamentos, como antirretrovirais e antivirais, afim de facilitar leques de estudos no combate ao vírus”, postou em seu twitter 

O informe foi oficializado por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União na qual afirma que “concede redução temporária, para 0%, da alíquota do Imposto de Importação (…), tendo por objetivo facilitar o combate à pandemia do coronavírus / covid-19″.  

Pronunciamento do ministério da economia  

Questionado sobre tal medida, o ministério da economia afirmou a decisão e acrescentou mais medicamentos na lista de isenção. Ao todo, serão 118 produtos sem impostos, sendo 80 deles remédios.  

De acordo com o ministério, a solicitação foi realizada para atender as necessidades da crise de saúde pública, por meio das demandas repassadas pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Sobre o Covid-19

Trata-se de uma doença respiratória que já gerou mais de 16 mil óbitos no país. Iniciada desde o mês de março, a pandemia conta com mais de 241 mil infectados, 94 mil recuperados e colocou todos os estados brasileiros em isolamento social.  

Os principais sintomas são tosse, falta de ar, febre, dores no corpo e dores de cabeça. Até o momento não se encontrou uma vacina ou tratamento específico e as unidades de saúde mundiais estão procurando por soluções. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.