Detran RJ divulga novo prazo de pagamento do CRLV dos veículos

Na pandemia do novo coronavírus, diversas ações estão sendo tomadas para tentar auxiliar os brasileiros no momento de crise. Neste sentido, o Detran do Rio de Janeiro implementou novas ações referentes ao processo de cobrança do licenciamento.

Com a alteração, motoristas terão mais tempo para realizar a retirada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente a 2020 nas unidades do órgão.

O documento é uma garantia para os proprietários que estão com o veículo regularizado no departamento. Hoje, o CRLV pode ser obtido através do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, onde também é possível consultar o histórico de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e exportar os documentos e consultar infrações.

Vale ressaltar que quando documento obtiver a regularidade da emissão nos postos, o proprietário do veículo deverá ir até um destes espaços com o pagamento em dia do seguro obrigatório (DPVAT).

Além do DPVAT, é necessário também estar em dia com o Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) do Detran-RJ. Este documento reúne as cobranças de licenciamento anual e de emissão do documento.

Novo calendário de licenciamento anual do Detran RJ

As datas obedecem uma divisão no qual contempla os finais de placa de cada veículo; confira:

  • Finais de placa de 0 a 2 – até 31 de agosto de 2020
  • Finais de placa de 3 a 6 – até 30 de setembro de 2020
  • Finais de placa de 7 a 9 – até 30 de novembro de 2020

Além deste ponto ainda foi detalhado que os veículos 0 km podem rodar sem placas durante o período de pandemia. Medida é aplicada mediante ao fechamento do atendimento dos postos do Detran no estado.

Mas para ter o benefício é necessário ter comprado o automóvel a partir do dia 19 de fevereiro deste ano. É necessário circular com a nota fiscal de compra e um documento de identidade.

Já aqueles que compraram veículos usados não devem iniciar neste momento o processo de registro do novo Certificado de Registro do Veículo (CRV) junto ao Detran-RJ.

Outra medida implementada foi a suspensão de multa por atraso na transferências de propriedade acima de 30 dias. O Detran ainda disponibilizou uma série de serviços online que podem ser acessados no app e no site.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!