DPVAT: pedido de seguro à distância traz efeitos na pandemia

Sem a possibilidade de se dirigir à lojas, agências e outros locais, devido a pandemia do coronavírus, as pessoas passaram a contar com as centrais de atendimento para resolver as pendências. Isto acontece também com a Seguradora Líder, responsável pelo Seguro DPVAT que reforçou o suporte ao seu aplicativo para conseguir dar conta dos atendimentos.

Através do aplicativo, as vitimas de acidentes de trânsito podem enviar pedidos de indenização. A central de atendimento também foi reforçada e agora conta com mais um canal, no qual também é possível abrir uma solicitação de indenização e pedir reembolsos de despesas médicas. Neste momento, a central já conta com 400 ligações por dia.

É interessante notar que cerca de 80% das solicitações de indenização realizados através da central de atendimento, são examinadas e devidamente pagas em apenas 15 dias.

Quando o beneficiário liga para a central de atendimento, ele é orientado pelo atendente sobre as coberturas do Seguro DPVAT e todos os documentos que precisam ser providenciados para dar entrada no pedido de indenização, ou no reembolso de despesas médicas (DAMS).

Após passada estas informações, o beneficiário precisa enviar por email todos os documentos que foram pedidos para finalizar o cadastramento. A partir deste ponto, a solicitação é avaliada pela Seguradora Líder.

Atendimento

A central de atendimento funciona de segunda a sexta-feira das 8h as 20h pelos telefones 4020-1596, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 022 12 04, para outras regiões.

O atendimento é feito somente para as vítimas de acidente de trânsito e seus beneficiários.

Reembolso DPVAT

O pedido de ressarcimento para os motoristas que pagaram à mais o DPVAT 2020 porque consideraram a tabela de 2019, começou no dia 15 de janeiro. E deve ser feito pela internet, no site da Seguradora Líder.

O maior número de solicitações de reembolso do DPVAT parte de São Paulo (349,3 mil), Minas Gerais (203,2 mil), Rio Grande do Sul (128,1 mil) e Paraná (60 mil).

Registrando a categoria, automóveis tem quase metade dos pedidos de ressarcimento, com 474,5 mil, seguidos por motocicletas com 272,3 mil, e por fim caminhões, com 73,4 mil.

O seguro DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), instituído por lei no ano de 1974, cobre casos de morte, invalidez permanente ou despesas com assistências médica e suplementares (DAMS) por lesões de menor gravidade causadas por acidentes de trânsito em todo o país.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.